Page 3 - Previsão 9º ano - 3º Tri
P. 3
E o que vem por aí?
O nosso estudo dos gêneros argumentativos continuará, tendo
como foco o “artigo de opinião”. Por essa razão, faremos um
aprofundamento de nossas habilidades linguísticas por meio do
estudo da língua. Por outro lado, como já assinalei a vocês, também
teremos de ampliar repertório, para que possamos ler a realidade de
forma mais crítica. Vocês verão a importância dos conteúdos
estudados em outras disciplinas no momento em que escreverem
seus textos. Isso demandará que passemos a nos tornar efetivamente
leitores reflexivos das mídias.
✔ Gêneros Argumentativos
Em nossas aulas, leremos artigos de opinião e
editoriais. Faremos um trabalho de compreensão de texto
que possibilitará conhecer as características de cada um.
Depois, faremos a produção de artigos que revelarão o
nosso ponto de vista acerca de temas presentes na nossa
sociedade. É claro que o debate, um gênero
argumentativo oral, também fará parte desse percurso.
✔ Estudo da Língua
Finalizaremos o estudo da gramática normativa, que
será retomado no Ensino Médio numa outra perspectiva.
E, como sempre reforço, isso possibilitará com que nos
tornemos leitores e escritores cada vez mais proficientes.
Quais seriam eles? Concordância e regência (nominal e
verbal), além da crase e colocação pronominal.
✔ Obras literárias
Leremos uma obra maravilhosa: Apanhador no campo
de centeio, de J.D. Salinger. Trata-se de uma obra-prima da
literatura norte-americana, um retrato não apenas da
geração de adolescentes da década de 50, período em
que o livro foi publicado, mas, também, de jovens de
qualquer época, de seus sonhos, projetos, anseios. Vocês
já receberam as referências bibliográficas no início do
ano, mas vale qualquer edição. Mal posso esperar para ler
os diários de leitura!!!