Page 3 - Previsão 9º ano - 3º Tri
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E o que vem por aí?
A argumentatividade será o ponto forte, seja no trabalho da
Feira Cultural, ou no estudo dos gêneros argumentativos, a começar
pelo “artigo de opinião”. O estudo da língua dará suporte a todo
esse percurso. Por outro lado, como já assinalei em sala de aula,
teremos o desafio de ampliar repertório. Isso não diz respeito
apenas ao que vocês têm/terão como conteúdos previstos nas
diversas disciplinas, mas também comporta a sua vontade e
iniciativa e, a partir do que é trabalhado em classe, ir além e buscar
se aprofundar em diferentes temas. Estamos aqui para auxiliá-los
em tudo o que for necessário.
✔ Gêneros Argumentativos
Em nossas aulas, leremos artigos de opinião e editoriais.
Faremos um trabalho de compreensão de texto que
possibilitará conhecer as características de cada um. Depois,
faremos a produção de artigos que revelarão o nosso ponto de
vista acerca de temas presentes na nossa sociedade. É claro
que o debate, um gênero argumentativo oral, também fará
parte desse percurso.
✔ Estudo da Língua
Finalizaremos o estudo da gramática normativa, que será
retomado no Ensino Médio numa outra perspectiva. E, como
sempre reforço, isso possibilitará com que nos tornemos
leitores e escritores cada vez mais proficientes. Quais seriam
eles? Concordância e regência (nominal e verbal), além da
crase e colocação pronominal.
✔ Obras literárias
Leremos, como já salientei, uma obra maravilhosa:
Apanhador no campo de centeio, de J.D. Salinger. Trata-se de
uma obra-prima da literatura norte-americana, um retrato não
apenas da geração de adolescentes da década de 50, período
em que o livro foi publicado, mas, também, de jovens de
qualquer época, de seus sonhos, projetos, anseios. Vocês já
receberam as referências bibliográficas no início do ano, mas
vale qualquer edição. Mal posso esperar para ler os diários de
leitura!!!