Page 34 - Previsão 9º ano - 3º Tri
P. 34

Ética e Cidadania




      Olá, pessoal!

      Chegamos ao nosso último trimestre do ano letivo. Neste terceiro trimestre iremos
      trabalhar com algumas questões filosóficas para compreendermos melhor nosso papel na
      sociedade e sobre a importância da ética em nosso cotidiano. Continuaremos com as
      Assembleias de Sala para exercitar a cidadania e a democracia.
      Um bom trimestre a todos!
      Eis os principais conceitos e procedimentos previstos para este trimestre:
      ✔ Sócrates
        O método socrático de trazer ideias:


      Maiêutica – uma ferramenta retórica/argumentativa que consistia em sucessivas perguntas
      sobre a essência de algo, sobre o que é algo.
      Ironia  –  a  resposta,  em  tom  irônico,  dada  ao  interlocutor  servia  para  "desconsertá-lo"  e
      mostrar-lhe que o conhecimento que ele julgava ter estava, na verdade, incorreto.
      ✔ Platão
      Escreveu  sobre  diversos  temas,  como  amor,  amizade,  política,  justiça,  imortalidade  da
      alma, entre outros. Tais temas são muito importantes para entendermos nosso lugar na
      sociedade.  O mito da caverna, o belo e o feio, como aplicar em nosso contexto atual?


      Neste trimestre, o foco é nas teorias filosóficas. E como será desenvolvido este trabalho?
      Os  procedimentos  a  seguir  valerão  para  todo  o  ano  letivo.  Por  isso,  estejam  atentos  a
      cada passo.


        1.    Cada atividade terá uma proposta condizente com os objetivos do trimestre, que
              deverá ser seguida com atenção.
        2.    Faremos  leituras  de  textos  e  trechos  de  livros  para  vivenciarmos  os  conceitos
              estudados.
        3.    Registro das aulas através de anotações no caderno. O caderno é seu material de
              estudo, deixe-o bem organizado e completo.
      ADOS
      ✔ Participação: 4 pontos.
      ✔  Atividades, caderno, tarefas: 12 pontos.
      AVALIAÇÃO
      ✔ Atividade Avaliativa:
      Projeto Interdisciplinar com Ensino Religioso sobre construção da identidade: 8,0 pontos.
      Projeto Mito da Caverna no contexto social da atualidade: 16 pontos.














                                                                                                        34
   29   30   31   32   33   34   35   36   37