Page 32 - Previsão 9º ano - 3º Tri
P. 32
Ética e Cidadania
Professora Maria Natália B. da Silveira
Chegamos ao nosso último trimestre do ano letivo. Neste terceiro trimestre iremos trabalhar
com algumas questões filosóficas para compreendermos melhor nosso papel na sociedade
e sobre a importância da ética em nosso cotidiano. Continuaremos com as Assembleias de
Sala para exercitar a cidadania e a democracia.
Um bom trimestre a todos!
Beijos,
Naty
Eis os principais conceitos e procedimentos previstos para este trimestre:
✔ Sócrates
O método socrático de trazer ideias:
Maiêutica – uma ferramenta retórica/argumentativa que consistia em sucessivas perguntas
sobre a essência de algo, sobre o que é algo.
Ironia – a resposta, em tom irônico, dada ao interlocutor servia para "desconsertá-lo" e
mostrar-lhe que o conhecimento que ele julgava ter estava, na verdade, incorreto.
✔ Platão
Escreveu sobre diversos temas, como amor, amizade, política, justiça, imortalidade da alma,
entre outros. Tais temas são muito importantes para entendermos nosso lugar na sociedade.
O mito da caverna, o belo e o feio, como aplicar em nosso contexto atual?
✔ Projeto Identidades e a metáfora do espelho: em parceria com Ensino Religioso.
Neste trimestre, o foco é nas teorias filosóficas. E como será desenvolvido este trabalho? Os
procedimentos a seguir valerão para todo o ano letivo. Por isso, estejam atentos a cada
passo.
1. Cada atividade terá uma proposta condizente com os objetivos do trimestre, que
deverá ser seguida com atenção.
2. Faremos leituras de textos e trechos de livros para vivenciarmos os conceitos
estudados.
3. Registro das aulas através de anotações no caderno. O caderno é seu material de
estudo, deixe-o bem organizado e completo.
ADOS
✔ Participação: 4 pontos.
✔ Atividades, caderno, tarefas: 12 pontos.
AVALIAÇÃO
✔ Atividade Avaliativa:
Projeto Interdisciplinar com Ensino Religioso sobre construção das identidades: 16,0 pontos.
Projeto Mito da Caverna no contexto social da atualidade: 8,0 pontos.
32