Page 32 - Previsão 9º ano - 3º Tri
P. 32

Ética e Cidadania



      Professora Maria Natália B. da Silveira



       Chegamos ao nosso último trimestre do ano letivo. Neste terceiro trimestre iremos trabalhar
       com algumas questões filosóficas para compreendermos melhor nosso papel na sociedade
       e sobre a importância da ética em nosso cotidiano. Continuaremos com as Assembleias de
       Sala para exercitar a cidadania e a democracia.
                                                                                   Um bom trimestre a todos!
                                                                                                          Beijos,
                                                                                                             Naty
       Eis os principais conceitos e procedimentos previstos para este trimestre:
       ✔ Sócrates
         O método socrático de trazer ideias:
       Maiêutica – uma ferramenta retórica/argumentativa que consistia em sucessivas perguntas
       sobre a essência de algo, sobre o que é algo.
       Ironia  –  a  resposta,  em  tom  irônico,  dada  ao  interlocutor  servia  para  "desconsertá-lo"  e
       mostrar-lhe que o conhecimento que ele julgava ter estava, na verdade, incorreto.
       ✔ Platão
       Escreveu sobre diversos temas, como amor, amizade, política, justiça, imortalidade da alma,
       entre outros. Tais temas são muito importantes para entendermos nosso lugar na sociedade.
       O mito da caverna, o belo e o feio, como aplicar em nosso contexto atual?
       ✔ Projeto Identidades e a metáfora do espelho: em parceria com Ensino Religioso.
       Neste trimestre, o foco é nas teorias filosóficas. E como será desenvolvido este trabalho? Os
       procedimentos  a  seguir  valerão  para  todo  o  ano  letivo.  Por  isso,  estejam  atentos  a  cada
       passo.
         1.    Cada atividade terá uma proposta condizente com os objetivos do trimestre, que
               deverá ser seguida com atenção.
         2.    Faremos  leituras  de  textos  e  trechos  de  livros  para  vivenciarmos  os  conceitos
               estudados.
         3.    Registro das aulas através de anotações no caderno. O caderno é seu material de
               estudo, deixe-o bem organizado e completo.
       ADOS
       ✔ Participação: 4 pontos.
       ✔  Atividades, caderno, tarefas: 12 pontos.

       AVALIAÇÃO
       ✔ Atividade Avaliativa:
       Projeto Interdisciplinar com Ensino Religioso sobre construção das identidades: 16,0 pontos.
       Projeto Mito da Caverna no contexto social da atualidade: 8,0 pontos.















                                                                                                                   32
   27   28   29   30   31   32   33   34   35