Page 33 - Previsão 8º ano - 3º Tri
P. 33

Ensino Religioso





                                                                                          Prof. Thales























                                               CONCEITOS



                    Paz e bem, galerinha. No 3º trimestre, há diferentes atividades e conteúdos para
             abordarmos  e  desenvolvermos.  Continuaremos  pesquisando  sobre  as  Manifestações
             Religiosas, a partir de diversas tradições e matrizes religiosas, encerrando este nosso
             processo educativo com uma reflexão acerca do diálogo e respeito entre as religiões e a
             sociedade. Nosso foco principal será a feira cultural, com um projeto super importante de
             enfrentamento à intolerância religiosa e ao racismo religioso. Para tanto, pretendemos
             percorrer o seguinte itinerário:

                1)   Ritos e tradições na diversidade cultural e religiosa do Brasil;
                2)   Projeto Feira Cultural: Intolerância Religiosa e Racismo Religioso
                3)   São Francisco de Assis: modelo de diálogo inter-religioso;
                4)   O compromisso das grandes religiões com a Dignidade da Pessoa: os grandes
                     humanistas da história;
                5)   A Religião em diálogo com a Sociedade.


                       HABILIDADES E PROCEDIMENTOS




                     Em  nosso  processo  educativo,  neste  trimestre,  pretendemos  identificar  os
              princípios éticos em diferentes tradições religiosas, reconhecer o direito à liberdade de
              consciência,  crença  ou  convicção,  questionando  toda  prática  fundamentalista  e
              intolerante. Ainda, compreender o significado de uma fé engajada para o serviço da
              Dignidade Humana.
                     Essa investigação será feita por meio de pesquisas em livros físicos e materiais
              digitais,  por  exemplo,  a  obra  “O  negro  no  Brasil  de  hoje”,  e,  para  tanto,  é  muito
              importante  o  procedimento  de  registrar  no  caderno  os  conteúdos  trabalhados.
              Participar das discussões e exposições em sala, tanto com acréscimos ou dúvidas, é
              fundamental neste processo de aprendizagem.




                                                                                                                 32
   28   29   30   31   32   33   34   35