Page 33 - Previsão 8º ano - 3º Tri
P. 33
Ensino Religioso
Prof. Thales
CONCEITOS
Paz e bem, galerinha. No 3º trimestre, há diferentes atividades e conteúdos para
abordarmos e desenvolvermos. Continuaremos pesquisando sobre as Manifestações
Religiosas, a partir de diversas tradições e matrizes religiosas, encerrando este nosso
processo educativo com uma reflexão acerca do diálogo e respeito entre as religiões e a
sociedade. Nosso foco principal será a feira cultural, com um projeto super importante de
enfrentamento à intolerância religiosa e ao racismo religioso. Para tanto, pretendemos
percorrer o seguinte itinerário:
1) Ritos e tradições na diversidade cultural e religiosa do Brasil;
2) Projeto Feira Cultural: Intolerância Religiosa e Racismo Religioso
3) São Francisco de Assis: modelo de diálogo inter-religioso;
4) O compromisso das grandes religiões com a Dignidade da Pessoa: os grandes
humanistas da história;
5) A Religião em diálogo com a Sociedade.
HABILIDADES E PROCEDIMENTOS
Em nosso processo educativo, neste trimestre, pretendemos identificar os
princípios éticos em diferentes tradições religiosas, reconhecer o direito à liberdade de
consciência, crença ou convicção, questionando toda prática fundamentalista e
intolerante. Ainda, compreender o significado de uma fé engajada para o serviço da
Dignidade Humana.
Essa investigação será feita por meio de pesquisas em livros físicos e materiais
digitais, por exemplo, a obra “O negro no Brasil de hoje”, e, para tanto, é muito
importante o procedimento de registrar no caderno os conteúdos trabalhados.
Participar das discussões e exposições em sala, tanto com acréscimos ou dúvidas, é
fundamental neste processo de aprendizagem.
32