Page 32 - Previsão 8º ano - 3º Tri
P. 32

Ensino Religioso



                                                                              Prof. Thales Martins

























                                             CONCEITOS


                  Paz  e  bem,  galerinha.  Já  nos  aproximamos  do  encerramento  do  8º  Ano,  mas
          muitos assuntos interessantes ainda serão abordados e, principalmente, teremos o nosso
          Estudo do Meio sobre os Espaços Sagrados, na cidade São Paulo-SP. Neste sentido,
          continuaremos  pesquisando  sobre  as  Manifestações  Religiosas,  a  partir  de  diversas
          tradições  e  matizes  religiosas,  encerrando  este  nosso  processo  educativo  com  uma
          reflexão acerca do diálogo entre as Religiões e a sociedade. Para tanto, pretendemos
          percorrer o seguinte itinerário:

              1)   Pesquisa  sobre  aspectos  doutrinais  e  ritos  do  Cristianismo,  Espiritismo,
                   Religiões afrobrasileiras, Hinduísmo, Budismo, Judaísmo e Islamismo;
              2)   São Francisco de Assis: modelo de diálogo inter-religioso;
              3)   Os Espaços Sagrados na cidade de São Paulo;
              4)   O compromisso das grandes religiões com a Dignidade da Pessoa: os grandes
                   humanistas da história;
              5)   A Igreja Católica em diálogo com a Sociedade.

                    HABILIDADES E PROCEDIMENTOS



                  Em  nosso  processo  educativo,  neste  trimestre,  pretendemos  identificar  os
           princípios éticos em diferentes tradições religiosas, reconhecer o direito à liberdade de
           consciência,  crença  ou  convicção,  questionando  toda  prática  fundamentalista  e
           intolerante.  Ainda,  compreender  o  significado  de  uma  fé  engajada  para  o  serviço  da
           Dignidade  Humana  e  conhecer  os  principais  documentos  do  Concílio  Vaticano  II  e  da
           Doutrina Social da Igreja em diálogo com a sociedade.

                  Essa investigação será feita por meio de pesquisas em livros físicos e materiais
           digitais,  e,  para  tanto,  é  muito  importante  o  procedimento  de  registrar  no  caderno  os
           conteúdos  trabalhados.  Participar  das  discussões  e  exposições  em  sala,  tanto  com
           acréscimos ou dúvidas, é fundamental neste processo de aprendizagem.

                                                                                                              31
   27   28   29   30   31   32   33   34