Page 32 - Previsão 8º ano - 3º Tri
P. 32
Ensino Religioso
Prof. Thales Martins
CONCEITOS
Paz e bem, galerinha. Já nos aproximamos do encerramento do 8º Ano, mas
muitos assuntos interessantes ainda serão abordados e, principalmente, teremos o nosso
Estudo do Meio sobre os Espaços Sagrados, na cidade São Paulo-SP. Neste sentido,
continuaremos pesquisando sobre as Manifestações Religiosas, a partir de diversas
tradições e matizes religiosas, encerrando este nosso processo educativo com uma
reflexão acerca do diálogo entre as Religiões e a sociedade. Para tanto, pretendemos
percorrer o seguinte itinerário:
1) Pesquisa sobre aspectos doutrinais e ritos do Cristianismo, Espiritismo,
Religiões afrobrasileiras, Hinduísmo, Budismo, Judaísmo e Islamismo;
2) São Francisco de Assis: modelo de diálogo inter-religioso;
3) Os Espaços Sagrados na cidade de São Paulo;
4) O compromisso das grandes religiões com a Dignidade da Pessoa: os grandes
humanistas da história;
5) A Igreja Católica em diálogo com a Sociedade.
HABILIDADES E PROCEDIMENTOS
Em nosso processo educativo, neste trimestre, pretendemos identificar os
princípios éticos em diferentes tradições religiosas, reconhecer o direito à liberdade de
consciência, crença ou convicção, questionando toda prática fundamentalista e
intolerante. Ainda, compreender o significado de uma fé engajada para o serviço da
Dignidade Humana e conhecer os principais documentos do Concílio Vaticano II e da
Doutrina Social da Igreja em diálogo com a sociedade.
Essa investigação será feita por meio de pesquisas em livros físicos e materiais
digitais, e, para tanto, é muito importante o procedimento de registrar no caderno os
conteúdos trabalhados. Participar das discussões e exposições em sala, tanto com
acréscimos ou dúvidas, é fundamental neste processo de aprendizagem.
31