Page 32 - Previsão 7º ano - 3º Tri
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Linguagens de
Utilizando termos e entendendo a lógica;
●
programação !
● Avaliando criticamente o propósito e as possibilidades de cada formato;
● Utilizando mecanismos de controle de erro;
● Entendendo e respeitando as regras de organização da programação;
● Construindo um projeto com aplicabilidade na vida cotidiana.
Ferramentas
Google Durante o processo vamos experimentar a
Planilhas - Utilização prática
aplicação de estatísticas com
informações relevantes sobre o tema
Aprofundamento na ferramenta Google Cyberbullyng.
Planilhas: Cyberbulling é o bullying realizado por meio das
tecnologias digitais. Pode ocorrer nas mídias sociais,
plataformas de mensagens, plataformas de jogos e
1. Colaboração em tempo real; celulares. É o comportamento repetido, com intuito de
2. Edição e formatação; assustar, enfurecer ou envergonhar aqueles que são
vítimas. Exemplos incluem:
3. Fórmulas e funções;
● espalhar mentiras ou compartilhar fotos
4. Compartilhamento; constrangedoras de alguém nas mídias sociais;
5. Gráficos. ● enviar mensagens ou ameaças que humilham pelas
plataformas de mensagens;
● se passar por outra pessoa e enviar mensagens
maldosas aos outros em seu nome.
Projetos STEAM Referência: https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo
CIÊNCIAS / TECNOLOGIA / ENGENHARIA / ARTES / MATEMÁTICA
Projeto: "Rostos, Vozes e Desafios – Podcast e
Reconhecimento Facial na Feira Cultural"
Nesta proposta, os alunos do 7º ano irão produzir
códigos em linguagem de programação facilitada, com
foco em reconhecimento facial para que possamos
experimentar essa ferramenta e discutir a sua
utilização. A atividade integra conteúdos de cidadania
digital, pensamento crítico, habilidade técnica e
justiça social.
Referências que serão abordadas:
● A história inspiradora de Aretha Duarte,
destacando superação e sustentabilidade.
● O conceito de racismo algorítmico, com base nas
ideias do pesquisador Tarcísio Silva;
● As implicações do uso de reconhecimento facial,
refletindo sobre vieses e exclusões provocadas
por essa tecnologia.
Feira Cultural
Durante a Feira Cultural, será montada uma estação
interativa com um computador e câmera, onde os
visitantes poderão experimentar uma simulação de
reconhecimento facial. A proposta é provocar o
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pensamento crítico sobre o uso e os limites dessas 32
tecnologias.