Page 32 - Previsão 7º ano - 3º Tri
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Linguagens de
              Utilizando termos e entendendo a lógica;
         ●
        programação !
         ●    Avaliando criticamente o propósito e as possibilidades de cada formato;
         ●    Utilizando mecanismos de controle de erro;
         ●    Entendendo e respeitando as regras de organização da programação;
         ●    Construindo um projeto com aplicabilidade na vida cotidiana.




     Ferramentas

     Google                                                                 Durante o processo vamos experimentar a
     Planilhas - Utilização prática
                                                                            aplicação   de    estatísticas   com
                                                                            informações  relevantes  sobre  o  tema
     Aprofundamento na ferramenta Google                                    Cyberbullyng.
     Planilhas:                                                           Cyberbulling  é  o  bullying  realizado  por  meio  das
                                                                          tecnologias  digitais.  Pode  ocorrer  nas  mídias  sociais,
                                                                          plataformas  de  mensagens,  plataformas  de  jogos  e
      1.    Colaboração em tempo real;                                    celulares.  É  o  comportamento  repetido,  com  intuito  de
      2.    Edição e formatação;                                          assustar,  enfurecer  ou  envergonhar  aqueles  que  são
                                                                          vítimas. Exemplos incluem:
      3.    Fórmulas e funções;
                                                                     ●    espalhar   mentiras   ou   compartilhar   fotos
      4.    Compartilhamento;                                             constrangedoras de alguém nas mídias sociais;
      5.    Gráficos.                                                 ●    enviar  mensagens  ou  ameaças  que  humilham  pelas
                                                                          plataformas de mensagens;
                                                                     ●    se  passar  por  outra  pessoa  e  enviar  mensagens
                                                                          maldosas aos outros em seu nome.
    Projetos STEAM                                                       Referência: https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo



                          CIÊNCIAS / TECNOLOGIA / ENGENHARIA / ARTES / MATEMÁTICA
 Projeto: "Rostos, Vozes e Desafios – Podcast e
 Reconhecimento Facial na Feira Cultural"

    Nesta  proposta,  os  alunos  do  7º  ano  irão  produzir
    códigos  em  linguagem  de  programação  facilitada,  com
    foco  em  reconhecimento  facial  para  que  possamos
    experimentar  essa  ferramenta  e  discutir  a  sua
    utilização. A atividade integra conteúdos de cidadania
    digital,  pensamento  crítico,  habilidade  técnica  e
    justiça social.

    Referências que serão abordadas:


      ●    A    história      inspiradora       de    Aretha      Duarte,
           destacando superação e sustentabilidade.

      ●    O  conceito  de  racismo  algorítmico,  com  base  nas
           ideias do pesquisador Tarcísio Silva;
      ●    As  implicações  do  uso  de  reconhecimento  facial,
           refletindo  sobre  vieses  e  exclusões  provocadas
           por essa tecnologia.


  Feira Cultural




      Durante  a  Feira  Cultural,  será  montada  uma  estação
      interativa  com  um  computador  e  câmera,  onde  os
      visitantes  poderão  experimentar  uma  simulação  de
      reconhecimento  facial.  A  proposta  é  provocar  o
                                                                                                                   32
      pensamento  crítico  sobre  o  uso  e  os  limites  dessas                                                   32
      tecnologias.
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