Page 13 - Previsão 6º ano - 2º Tri
P. 13

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS



                Quais procedimentos teremos a partir de agora? Serão muito parecidos com o que cada
         um fez até agora. Vamos retomar e complementar nossas ações de aprendizagem? Continue
         lendo para descobrir o futuro de nossas aulas.

                Fichamento  -  É  o  registro  das  ideias  dos  textos  do  livro  didático.  Neles  temos  a
         elaboração  de  citações  (entre  aspas)  e  paráfrases  (com  as    palavras  do  aluno).  Tal
         procedimento é o ponto de partida para as explicações sobre o que foi lido. Portanto, você

         sempre  terá  conhecimentos  prévios  antes  de  cada  aula  expositiva.  Continue  elaborando  o
         glossário de cada fichamento. Ele faz diferença para entender o que lemos. Você percebeu
         que, no momento das discussões (após os fichamentos), foi bem mais fácil ouvir e falar após a
         pesquisa em dicionários?



                                     A partir de agora, dê preferência às
                                       paráfrases. Assim, você poderá
                                     desenvolver, com maior sucesso, a
                                              sua autoria. Avante!






                Anotações  dirigidas  -  Daremos  sequência  aos  nossos  registros  organizados  pela
         professora  a  partir  de  nossas  explicações  durante  as  aulas.  Serão  feitas  pausas  em  nossos
         discursos  para  que  possamos  ajustar  nossas  ideias,  organizando-as  por  meio  da  escrita.
         Poderemos escrever no telão ou na lousa. Como já é permitido, você pode realizar acréscimos.
         Ninguém está dispensado de efetuar as anotações dirigidas, está bem?


                Anotações  livres  - Além  dos  registros  dirigidos,  que  garantem  a  realização  de  textos
         confiáveis sobre o que está sendo explicado, você está autorizado a realizar suas anotações
         autorais  em  todos  os  momentos  da  aula.  Há  alunos  que  gostam  de  ler,  para  todos,  o  que
         escreveram. Vamos reservar mais espaços para isso.


                Produção  de  respostas  -  Retome,  durante  todo  o  ano,  os  estudos  da  Ficha  3,  que
         possuem  orientações  de  como  elaborar  respostas.  Agora,  você  tem  condições  de  entender
         melhor o que é entender uma resposta como um texto, que possui introdução, desenvolvimento
         e  fechamento.  Continue  vendo  o  seu  leitor  como  alguém  que  nada  sabe  sobre  o  que
         estudamos.




                                   Obter êxito na produção de respostas depende do
                                     envolvimento com os conteúdos conceituais e
                                procedimentais de cada aula. Desse modo, as respostas
                                adequadas são a consequência da execução de muitos
                                                fichamentos e anotações.




                                                                                                                 13
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18