Page 33 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 33

Nesse trimestre daremos ênfase às danças e suas diversidades,  arte/cultura musical  e expressão
            corporal.
                   Para  o  grupo  de  exatas,  abordaremos  o  ritmo  escolhido,  dando  enfoque  à  importância  do
            movimento corporal da dança à saúde física e mental; aos músculos envolvidos e à biodinâmica dos
            movimentos quanto a plástica envolvida.
                   Para o grupo de humanas, abordaremos dentro do ritmo escolhido um estudo da cultura e
            história do povo e região em questão e as mudanças e aprimoramentos que ocorreram desde sua origem
            e o que se manteve.
                   Além das danças regionais criadas em grupos, teremos a nossa quadrilha na festa junina, muito
            dançada em várias regiões do Brasil, de influência das danças de salão da Europa.
                   Vivenciaremos também os jogos, a ginástica e os esportes.
                   Lembrem-se:
                   A participação e o envolvimento serão fundamentais para que as atividades sejam prazerosas e
            divertidas, para isso, será imprescindível a dedicação, organização e compromisso de vocês.
                   Teremos também nesse trimestre a viagem ao estudo do meio: Rio de Janeiro
                   Estudaremos e reconheceremos a cultura da região, sua origem e dominância colonizadora,
            seus  aspectos  físicos  e  geográficos,  como  localização  predominante  das  diferentes  classes
            social/econômicas, como elas se distribuem em moradias, pontos turísticos e o que gera a economia
            local.

            Conteúdos Conceituais
            - Expressão corporal – Dança das várias regiões do Brasil
            - Esportes: Basquete e Futsal
            - Jogos: Queimadas variadas; jogos ressignificados criados pela classe
            - Jogos recreativos e brincadeiras: Corrida Pô; Queimada resgate; Artilheiro; Vôlei lençol
            - Ginástica - localizada

            Conteúdos Procedimentais
            - Experimentar e fruir danças e os vários ritmos, identificando seus elementos constitutivos.
            - Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças regionais.
            - Desenvolver o gosto pela expressão corporal através da criatividade.
            - Aprender com os movimentos dos seus pares, entendendo as diversas maneiras, individualidades e
            singularidades, desenvolvendo a alteridade em relação ao outro.
            - Vivenciar através da expressão corporal, uma melhora da conscientização do seu corpo e de seus
            movimentos.
            - Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de invasão,
            valorizando o trabalho coletivo e o protagonista.
            - Praticar um ou mais esportes de invasão, usando habilidades técnico-táticas básicas.
            - Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de
            invasão, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
            - Fruir, na escola , jogos não convencionais, valorizando
            e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.
            - Identificar as transformações nas características dos jogos não convencionais em função dos
            avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos
            de jogos.
            - Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio e
            respeito mútuo, que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o
            objetivo de promover a saúde.
            - Fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando
            as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática
   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38