Page 9 - Previsão Pré ll - 2º Tri
P. 9
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Neste campo, o destaque se dá nas experiências que favorecem a
construção de noções espaciais, de tempo e medidas. Faz parte deste campo:
promover interações e brincadeiras nas quais as crianças tenham a
oportunidade de observar, comparar, manipular objetos, investigar e explorar
o entorno, levantar hipóteses, consultar fontes de informação que esclareçam
suas curiosidades e indagações, realizar contagens, relacionar os números às
quantidades, reconhecer a função social dos números e buscar diferentes
estratégias para a resolução de situações-problema do cotidiano.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
• Cores.
• Figuras planas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo.
• Linhas retas e linhas curvas.
• Localização e movimentação no espaço.
• Exploração do espaço escolar.
• Noções de grandezas e medidas.
• Função social dos números.
• Relação número/quantidade.
• Contagem (ideia de quantidade e de posição).
• Traçado dos números.
• Agrupamentos de objetos.
• Construção de gráficos simples.
• Diferenças e semelhanças.
• Classificação, ordenação, quantificação e comparação de objetos.
• Observação e exploração dos elementos da natureza, objetos, ações e
deslocamentos no ambiente.
• Identificação e seleção de fontes de informação.
• Registro de observações, manipulações e medidas, usando múltiplas
linguagens (desenhos, registro por números ou escrita espontânea).