Page 8 - Previsão Pré ll - 2º Tri
P. 8
3.2 Movimentos de habilidades motoras finas, livres e dirigidos:
• Recortar.
• Rasgar.
• Perfurar.
• Alinhavar.
• Colar.
• Pintar.
• Colorir.
• Contornar.
• Registrar marcas.
• Escrever o nome com letra bastão.
• Praticar a escrita de letras, utilizando o conhecimento de que cada
criança dispõe no momento.
PROJETO “ANIMAIS DE A a Z”
No Projeto “Animais de A a Z”, nossas crianças irão desempenhar o papel de
pesquisadores. A partir de uma letra trabalhada semanalmente, os alunos pesquisam
sobre um animal, levantam hipóteses e questionamentos, realizam uma pesquisa,
elaboram listas, textos coletivos e registros sobre o que aprenderam. Além disso, no
decorrer do trabalho, os alunos adquirem conhecimentos significativos sobre cada
espécie estudada.
Para enriquecer esse trabalho, adotamos o livro “Cada bicho tem seu canto 3
-Animais Marinhos”, escrito por Laís de Almeida Cardoso. Esse livro possibilita que a
criança associe a letra ao animal e também associe o animal a um poema, que pode ser
lido ou cantado. Dessa forma, a obra torna-se uma valiosa ferramenta para que a
criança comece a estabelecer relações entre as letras e seus sons (grafemas e fonemas)
e a construir hipóteses sobre o sistema alfabético.