Page 30 - Previsão 5º ano - 2º Tri
P. 30

Conteúdos Procedimentais



       ❏      Refletir, em rodas de conversa, sobre situações do dia a dia que envolvem

              escolhas  e  liberdade,  compartilhando  experiências  e  reconhecendo  os

              efeitos de nossas decisões.

       ❏      Discutir histórias e dilemas sobre justiça e injustiça, argumentando com
              respeito  e  escutando  diferentes  opiniões  dos  colegas  durante  debates

              filosóficos.

       ❏      Participar de dinâmicas de diálogo, exercitando a escuta ativa, a paciência

              e o uso de argumentos para defender ideias de forma respeitosa.

       ❏      Produzir  registros  individuais  (em  texto,  desenho  ou  oralidade)  para
              expressar  o  que  pensam  sobre  liberdade,  justiça  e  convivência,  após  as

              discussões em sala.

       ❏      Investigar  diferentes  pontos  de  vista  em  situações-problema,

              colocando-se no lugar do outro e reconhecendo que pensar diferente faz
              parte da vida em comunidade.



                                           Conteúdos Atitudinais



       ❏      Demonstrar respeito pelas ideias e opiniões dos colegas, mesmo quando
              forem  diferentes  das  suas,  valorizando  o  diálogo  e  a  troca  de

              pensamentos.

       ❏      Agir com responsabilidade nas escolhas do cotidiano, reconhecendo que a

              liberdade está ligada ao cuidado consigo mesmo, com os outros e com o
              ambiente.

       ❏      Desenvolver  atitudes  de  justiça  e  solidariedade  nas  relações  com  os

              colegas,  buscando  soluções  pacíficas  para  conflitos  e  situações  de

              desigualdade.

       ❏      Escutar com atenção durante as rodas de conversa, esperando sua vez de
              falar e contribuindo de forma construtiva para os debates.

       ❏      Mostrar abertura para rever opiniões e aprender com diferentes pontos

              de vista, entendendo que pensar filosoficamente é também estar disposto

              a mudar.
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35