Page 30 - Previsão 5º ano - 2º Tri
P. 30
Conteúdos Procedimentais
❏ Refletir, em rodas de conversa, sobre situações do dia a dia que envolvem
escolhas e liberdade, compartilhando experiências e reconhecendo os
efeitos de nossas decisões.
❏ Discutir histórias e dilemas sobre justiça e injustiça, argumentando com
respeito e escutando diferentes opiniões dos colegas durante debates
filosóficos.
❏ Participar de dinâmicas de diálogo, exercitando a escuta ativa, a paciência
e o uso de argumentos para defender ideias de forma respeitosa.
❏ Produzir registros individuais (em texto, desenho ou oralidade) para
expressar o que pensam sobre liberdade, justiça e convivência, após as
discussões em sala.
❏ Investigar diferentes pontos de vista em situações-problema,
colocando-se no lugar do outro e reconhecendo que pensar diferente faz
parte da vida em comunidade.
Conteúdos Atitudinais
❏ Demonstrar respeito pelas ideias e opiniões dos colegas, mesmo quando
forem diferentes das suas, valorizando o diálogo e a troca de
pensamentos.
❏ Agir com responsabilidade nas escolhas do cotidiano, reconhecendo que a
liberdade está ligada ao cuidado consigo mesmo, com os outros e com o
ambiente.
❏ Desenvolver atitudes de justiça e solidariedade nas relações com os
colegas, buscando soluções pacíficas para conflitos e situações de
desigualdade.
❏ Escutar com atenção durante as rodas de conversa, esperando sua vez de
falar e contribuindo de forma construtiva para os debates.
❏ Mostrar abertura para rever opiniões e aprender com diferentes pontos
de vista, entendendo que pensar filosoficamente é também estar disposto
a mudar.