Page 31 - Previsão 2º ano - 2º Tri
P. 31

Conteúdos Procedimentais



         As atividades práticas envolvem a produção de conteúdos digitais simples, a resolução
         de  desafios  com  lógica  e  a  observação  do  mundo  por  meio  de  registros  digitais.  As
         crianças  criam  vídeos,  áudios  e  desenhos  digitais,  realizam  tarefas  de  programação
         desplugada  com  comandos  visuais  e  utilizam  plataformas  educativas  como  o  Scratch.
         Também brincam com jogos que estimulam o raciocínio lógico e participam de dinâmicas

         de gamificação que envolvem níveis, desafios e recompensas.


         As crianças:


            ●     Produzem  mensagens  digitais  multimodais  com  apoio  de  ferramentas

                  tecnológicas;
            ●     Planejam e organizam ações em sequência para resolver desafios;
            ●     Utilizam  jogos  e  recursos  digitais  para  registrar  e  compartilhar  observações  do
                  cotidiano.



         Conteúdos Atitudinais



         A prática pedagógica valoriza atitudes como o respeito, a cooperação e a curiosidade. As
         crianças  são  incentivadas  a  se  expressar  com  empatia  nos  ambientes  digitais,  a
         colaborar  com  colegas  em  atividades  em  dupla  ou  em  grupo  e  a  persistir  diante  de
         desafios.  O  erro  é  tratado  como  parte  natural  do  processo  de  aprendizagem  e  a
         ludicidade das atividades promove engajamento, autonomia e autoestima.



         As crianças:


            ●     Demonstram respeito nas interações digitais e presenciais;
            ●     Trabalham de forma colaborativa, ajudando os colegas;

            ●     Mantêm o interesse, a curiosidade e o comprometimento diante das atividades.


         Avaliação Contínua



         A  avaliação  acontece  de  forma  contínua  e  formativa,  por  meio  da  observação  direta,
         análise das produções dos alunos, participação nas atividades e registros reflexivos. São
         considerados  o  progresso  no  entendimento  conceitual,  o  envolvimento  com  as  tarefas
         propostas  e  a  evolução  no  uso  das  ferramentas  digitais.  Portfólios  digitais,  jogos  com

         pontuações  simbólicas,  devolutivas  orais  e  rodas  de  conversa  são  utilizados  para
         acompanhar e apoiar o desenvolvimento individual e coletivo das crianças.
   26   27   28   29   30   31   32   33   34