Page 31 - Previsão 2º ano - 2º Tri
P. 31
Conteúdos Procedimentais
As atividades práticas envolvem a produção de conteúdos digitais simples, a resolução
de desafios com lógica e a observação do mundo por meio de registros digitais. As
crianças criam vídeos, áudios e desenhos digitais, realizam tarefas de programação
desplugada com comandos visuais e utilizam plataformas educativas como o Scratch.
Também brincam com jogos que estimulam o raciocínio lógico e participam de dinâmicas
de gamificação que envolvem níveis, desafios e recompensas.
As crianças:
● Produzem mensagens digitais multimodais com apoio de ferramentas
tecnológicas;
● Planejam e organizam ações em sequência para resolver desafios;
● Utilizam jogos e recursos digitais para registrar e compartilhar observações do
cotidiano.
Conteúdos Atitudinais
A prática pedagógica valoriza atitudes como o respeito, a cooperação e a curiosidade. As
crianças são incentivadas a se expressar com empatia nos ambientes digitais, a
colaborar com colegas em atividades em dupla ou em grupo e a persistir diante de
desafios. O erro é tratado como parte natural do processo de aprendizagem e a
ludicidade das atividades promove engajamento, autonomia e autoestima.
As crianças:
● Demonstram respeito nas interações digitais e presenciais;
● Trabalham de forma colaborativa, ajudando os colegas;
● Mantêm o interesse, a curiosidade e o comprometimento diante das atividades.
Avaliação Contínua
A avaliação acontece de forma contínua e formativa, por meio da observação direta,
análise das produções dos alunos, participação nas atividades e registros reflexivos. São
considerados o progresso no entendimento conceitual, o envolvimento com as tarefas
propostas e a evolução no uso das ferramentas digitais. Portfólios digitais, jogos com
pontuações simbólicas, devolutivas orais e rodas de conversa são utilizados para
acompanhar e apoiar o desenvolvimento individual e coletivo das crianças.