Page 30 - Previsão 2º ano - 2º Tri
P. 30

TIC’s




          Papa Francisco: que a tecnologia não

          desfigure a essência profunda do ser humano

          Ref.: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-02/papa-francisco-pontificia-academia-vida-tecnologia-alteridade.html





              No segundo trimestre de 2025, as aulas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
    para  o  2º  ano  do  Ensino  Fundamental  se  organizam  com  o  objetivo  de  fortalecer  os  processos
    cognitivos  das  crianças  por  meio  de  práticas  integradas  às  áreas  comuns,  como  Língua  Portuguesa,
    Matemática e Ciências. A proposta favorece a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de
    habilidades potenciadoras, utilizando recursos digitais como apoio ao pensamento lógico, à expressão e
    à resolução de problemas.


    Durante o trimestre, as crianças exploram ferramentas tecnológicas de maneira lúdica e significativa.
    Jogos educativos com foco em raciocínio lógico, atividades de programação desplugada e brincadeiras
    baseadas em dinâmicas de gamificação compõem a rotina pedagógica, tornando a aprendizagem mais
    envolvente e interativa.


    As atividades são alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribuindo diretamente
    para  o  desenvolvimento  das  seguintes  competências  gerais:  1  -  Conhecimento,  2  -  Pensamento

    científico,  crítico  e  criativo,  3  -  Repertório  cultural,  4  -  Comunicação,  5  -  Cultura  digital,  6  -
    Trabalho e projeto de vida, 7 - Argumentação, 8 - Autoconhecimento e autocuidado, 9 - Empatia e
    cooperação e 10 - Responsabilidade e cidadania.


    Conteúdos Conceituais



    Os  alunos  desenvolvem  conceitos  relacionados  à  comunicação  digital,  ao  pensamento
    computacional e ao uso investigativo da tecnologia. Compreendem as diferentes formas de se
    comunicar  por  meios  digitais,  reconhecem  a  importância  da  sequência  lógica  nas  ações  e
    entendem  como  os  recursos  tecnológicos  podem  ser  utilizados  para  observar  e  registrar

    elementos do cotidiano.


    As crianças:


        ●     Reconhecem diferentes formas de comunicação digital (imagem, som e texto);
        ●     Compreendem o que são comandos e sequências lógicas;

        ●     Percebem  a  tecnologia  como  ferramenta  de  registro,  observação  e  construção  de
              conhecimento.
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34