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TIC’s
Papa Francisco: que a tecnologia não
desfigure a essência profunda do ser humano
Ref.: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-02/papa-francisco-pontificia-academia-vida-tecnologia-alteridade.html
No segundo trimestre de 2025, as aulas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
para o 2º ano do Ensino Fundamental se organizam com o objetivo de fortalecer os processos
cognitivos das crianças por meio de práticas integradas às áreas comuns, como Língua Portuguesa,
Matemática e Ciências. A proposta favorece a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de
habilidades potenciadoras, utilizando recursos digitais como apoio ao pensamento lógico, à expressão e
à resolução de problemas.
Durante o trimestre, as crianças exploram ferramentas tecnológicas de maneira lúdica e significativa.
Jogos educativos com foco em raciocínio lógico, atividades de programação desplugada e brincadeiras
baseadas em dinâmicas de gamificação compõem a rotina pedagógica, tornando a aprendizagem mais
envolvente e interativa.
As atividades são alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribuindo diretamente
para o desenvolvimento das seguintes competências gerais: 1 - Conhecimento, 2 - Pensamento
científico, crítico e criativo, 3 - Repertório cultural, 4 - Comunicação, 5 - Cultura digital, 6 -
Trabalho e projeto de vida, 7 - Argumentação, 8 - Autoconhecimento e autocuidado, 9 - Empatia e
cooperação e 10 - Responsabilidade e cidadania.
Conteúdos Conceituais
Os alunos desenvolvem conceitos relacionados à comunicação digital, ao pensamento
computacional e ao uso investigativo da tecnologia. Compreendem as diferentes formas de se
comunicar por meios digitais, reconhecem a importância da sequência lógica nas ações e
entendem como os recursos tecnológicos podem ser utilizados para observar e registrar
elementos do cotidiano.
As crianças:
● Reconhecem diferentes formas de comunicação digital (imagem, som e texto);
● Compreendem o que são comandos e sequências lógicas;
● Percebem a tecnologia como ferramenta de registro, observação e construção de
conhecimento.