Page 11 - Previsão 1º ano - 2º Tri
P. 11
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
• Mobilização de conhecimentos prévios sobre os diferentes assuntos a serem
trabalhados.
• Utilização da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar
desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e
vivências.
• Organização oral das etapas de uma instrução (uma receita ou as regras
para uma brincadeira/jogo).
• Reprodução de sinais gráficos, observando o movimento correto.
• Recorte de figuras de acordo com os limites pré-estabelecidos.
• Uso da escrita como representação da fala.
• Interpretação oral de textos.
• Identificação, nas histórias, das palavras estudadas.
• Formação de palavras.
• Elaboração oral de listas do mesmo grupo semântico, a partir de temas e
letras indicadas.
• Estruturação individual e coletiva de palavras e frases.
• Escrita espontânea.
• Percepção do espaçamento adequado entre as palavras em uma mesma
frase.
• Escrita de frases a partir de imagens.
• Participação oral na elaboração de textos coletivos.
• Ampliação do repertório cultural por meio de parlendas, poemas, canções,
trava-línguas, adivinhas etc.
• Registro escrito e pictórico das atividades vivenciadas.
• Participação em jogos que auxiliam na alfabetização e na construção do
pensamento lógico-matemático.
• Observação, análise e representação de obras de arte.
• Classificação e seriação de acordo com os atributos estudados.
• Aplicação de regras nos jogos.
• Resolução de situações-problema.
• Utilização de grandezas em situações cotidianas.