Page 6 - Previsão 9º ano - 2º Tri
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Matemática
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Prof Thereza Maria de Fátima Quilici Figueiredo
Chegamos ao segundo trimestre. Vamos fazer uma retrospectiva?
Começamos o 9º ano relembrando as fórmulas das áreas das figuras
planas e introduzimos os cálculos de volume. Como vocês já
conheciam as unidades de medidas de comprimento e superfície,
acrescentamos as de capacidade. Depois, iniciamos os estudos sobre
os radicais, enfatizando sua relação com as potências. E terminamos o
primeiro trimestre dominado todos os cálculos com esses números,
incluindo a racionalização de denominadores. Foi um trimestre
dedicado aos números irracionais! Vocês já passaram a parte
considerada mais desafiadora do 9º ano! Ufa!!
Agora, antes de começarmos a apresentar o próximo trimestre, vou
deixar um desafio. Absurdos Matemáticos: 2 é igual a 1?
Vamos verificar: Sejam a e b pertencentes ao reais, sendo a e b
diferentes de zero. Suponhamos que a = b.
Então, se a = b, multiplicando os dois lados da igualdade por a, temos:
2
a = a.b
2
Subtraindo b dos dois lados da igualdade temos:
2
2
a - b = a.b - b 2
2
2
Sabemos (fatoração), que a - b = (a+b).(a-b). Logo:
(a+b).(a-b) = a.b - b 2
Colocando b em evidência do lado direito temos:
(a+b).(a-b) = b.(a - b)
Dividindo ambos os lados por (a - b) temos:
a + b = b
Como no início dissemos que a = b, então no lugar de a eu posso
colocar b: b + b = b
Portanto 2b = b. Dividindo ambos os lados por b finalmente chegamos
a conclusão: 2 = 1!!!!
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O que aconteceu?? Como explicamos esse absurdo matemático?