Page 6 - Previsão 9º ano - 2º Tri
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Matemática


             a
      Prof   Thereza Maria de Fátima Quilici Figueiredo



         Chegamos ao segundo trimestre. Vamos fazer uma retrospectiva?



         Começamos o 9º ano relembrando as fórmulas das áreas das figuras
      planas  e  introduzimos  os  cálculos  de  volume.  Como  vocês  já

      conheciam  as  unidades  de  medidas  de  comprimento  e  superfície,

      acrescentamos as de capacidade. Depois, iniciamos os estudos sobre
      os radicais, enfatizando sua relação com as potências. E terminamos o

      primeiro  trimestre  dominado  todos  os  cálculos  com  esses  números,
      incluindo  a  racionalização  de  denominadores.  Foi  um  trimestre

      dedicado  aos  números  irracionais!  Vocês  já  passaram  a  parte
      considerada mais desafiadora do 9º ano! Ufa!!


         Agora, antes de começarmos a apresentar o próximo trimestre, vou

      deixar um desafio. Absurdos Matemáticos: 2 é igual a 1?


           Vamos  verificar:  Sejam  a  e  b  pertencentes  ao  reais,  sendo  a  e  b

      diferentes de zero. Suponhamos que a = b.
       Então, se a = b, multiplicando os dois lados da igualdade por a, temos:
                                                         2
                                                       a  = a.b
                                           2
                        Subtraindo b  dos dois lados da igualdade temos:
                                                  2
                                                         2
                                                a  - b  = a.b - b       2
                                                               2
                                                                     2
                     Sabemos (fatoração), que a  - b  = (a+b).(a-b). Logo:
                                             (a+b).(a-b) = a.b - b         2
                        Colocando b em evidência do lado direito temos:

                                            (a+b).(a-b) = b.(a - b)
                            Dividindo ambos os lados por (a - b) temos:

                                                      a + b = b

            Como no início dissemos que a = b, então no lugar de a eu posso
                                             colocar b:   b + b = b

        Portanto 2b = b. Dividindo ambos os lados por b finalmente chegamos
                                            a conclusão:   2 = 1!!!!


                                                                                                                     6
         O que aconteceu?? Como explicamos esse absurdo matemático?
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