Page 13 - Previsão 6º ano - 1º Tri
P. 13

História




                INTRODUÇÃO
                Muito prazer! Sou a Shirley, professora de História. Para você se organizar, nossas aulas
         serão orientadas por fichas. Em cada ficha, temos os objetivos de aprendizagem e, assim, se
         você ficar bem atento a eles, saberá como estudar dia a dia. Comece, desde já, a agir como um

         mini historiador e fique bem atento aos detalhes, assim como faz um detetive.
                Prepare-se para praticar os seguintes verbos:


           ●    Ler  -  Nossa  meta  é  conhecer  várias  interpretações  sobre  o  mesmo  tema.  O
                conhecimento não tem fim. Saber ler e interpretar abre portas para o mundo.
           ●    Escrever - Teremos fichamentos, anotações dirigidas, anotações livres e respostas para
                enunciados.
           ●    Falar - Para falar nas aulas, é preciso saber de onde foram retiradas as informações
                compartilhadas. Saber ficar em silêncio, para ouvir o outro, também faz parte de saber
                falar.









                CONTEÚDOS CONCEITUAIS

                Iremos retomar, logo de início, a divisão tradicional da História (períodos mais usados e
         conhecidos) e as civilizações da chamada Idade Antiga. Depois, iremos explorar os seguintes
         temas:
                O  trabalho  dos  historiadores  -  Aprenderemos  como  são  elaboradas  as  pesquisas
         destes profissionais, que - após muitas investigações, interpretações e análises - chegam aos
         resultados finais, que, por vezes, são publicados em livros. Portanto, ser historiador é produzir
         conhecimento  histórico  e,  para  isso,  é  preciso  entrar  em  contato  com  as  fontes  históricas  e
         produções  de  outros  intelectuais.  Entenderemos  também  o  processo  de  criação  da  divisão
         tradicional  da  História.  Palavras-chave:  mudança  histórica,  permanência  histórica,  fontes
         históricas,  cultura  material,  cultura  imaterial,  modo  de  vida,  tempo,  passado,  presente  e
         períodos.


                As  primeiras  civilizações  e  a  Mesopotâmia  -  Iremos  retomar  a  passagem  entre  a

         Pré-História e Idade Antiga, procurando entender como se formaram as primeiras cidades e
         civilizações, que são caracterizadas por mudanças profundas nos modos de vida das pessoas.
         Surgiam as diferenças sociais, a especialização das tarefas, a mistura entre política e religião,
         a  escrita…  Palavras-chave:  civilização,  escrita  cuneiforme,  politeísmo,  hierarquia  social,
         cidade-Estado, zigurate, poder (des)centralizado e poder hereditário.








                                                                                                                 13
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18