Page 28 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
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PROCESSO AVALIATIVO 2

             Estudo crítico do texto base da Campanha da Fraternidade 2024, com preparação de seminário
             expositivo com abordagem sociopolítica, econômica e religiosa do tema: Fraternidade e Amizade
             Social.

             12 pontos


             ADOS


             Organização do material e registro do conteúdo.

             Participação crítica e argumentativa nas discussões.

             Realização e entrega das atividades atribuídas em sala.

             12 pontos


            DISCIPLINA: FILOSOFIA
            PROFESSOR EVERTON ALMEIDA PEREIRA

                   Caros alunos

                   Sejam bem-vindos!

                   Certamente, alguns de vocês já tiveram contato com a Filosofia, estudaram alguns conceitos
            e temas, mas este ano, conforme o Ensino Médio e a maturidade de vocês possibilitam, estudaremos
            a Filosofia como uma disciplina específica. Para isso, iniciaremos os nossos estudos indagando o
            que é a Filosofia, pois, como bem disse o filósofo alemão Edmund Husserl, esclarecer o que é a
            filosofia já é uma questão filosófica. Qual a diferença entre uma pergunta filosófica e aquelas do dia
            a dia? O que pretende a filosofia? Para que serve a filosofia? O que a caracteriza? Qual a relação
            entre a filosofia e o chamado “senso comum”? Será que o conhecimento elaborado pelos diferentes
            filósofos,  ao  longo  dos  séculos,  milênios,  consiste  tão  somente  em  um  conjunto  de  diferentes
            opiniões? São essas algumas das perguntas sobre as quais refletiremos.
                   Para que uma reflexão seja efetivamente filosófica, são fundamentais a compreensão e a
            apropriação de certos conceitos, tendo destaque para os de “universal” e “particular”. E, para isso,
            ninguém é melhor do que aquele que, embora não tenha sido o primeiro filósofo, é considerado o
            pai da Filosofia: Sócrates. Afinal, foi Sócrates quem elaborou, com toda clareza, o tipo de pergunta
            que se constituiu como central à nossa disciplina: a pergunta pelo conceito.
                   Feito isso, daremos início ao estudo da História da Filosofia, com o qual seguiremos até o
            final  do  segundo  ano.  O  estudo  em  ordem  cronológica  dos  diferentes  problemas,  debates  que
            moldaram  o  pensamento  e  o  modo  de  vida  humanos  ao  longo  dos  séculos,  permitirá  que,
            gradualmente, vocês se habituem com as diversas maneiras de filosofar, examinando como e por
            que  os  filósofos  criaram  suas  ideias  e  de  que  maneira  as  articularam.  Com  isso,  já  estarão
            filosofando. Neste primeiro trimestre, entraremos em contato com os primórdios do pensamento
            filosófico ocidental, investigando o chamado “nascimento” da Filosofia na Grécia Antiga e alguns
            dos primeiros filósofos e correntes deste período inicial.
                   Que terá levado o homem, a partir de determinado momento da sua história, a fazer ciência
            teórica e filosofia? O que significa dizer que, na Grécia do século VI a.C., uma nova mentalidade
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