Page 15 - Previsão Pré ll - 1º Tri
P. 15
2. ESPAÇOS, TEMPOS,
QUANTIDADES, RELAÇÕES E
TRANSFORMAÇÕES
Neste campo, o destaque se dá nas experiências que favorecem a
construção de noções espaciais, de tempo e medidas. Faz parte deste
campo: promover interações e brincadeiras nas quais as crianças tenham
a oportunidade de observar, comparar, manipular objetos, investigar e
explorar o entorno, levantar hipóteses, consultar fontes de informação
que esclareçam suas curiosidades e indagações, realizar contagens,
relacionar os números às quantidades, reconhecer a função social dos
números e buscar diferentes estratégias para a resolução de
situações-problema do cotidiano.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
● Cores.
● Figuras planas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo.
● Linhas retas e linhas curvas.
● Localização e movimentação no espaço.
● Exploração do espaço escolar.
● Noções de grandezas e medidas.
● Função social dos números.
● Relação número/quantidade.
● Contagem (ideia de quantidade e de posição).
● Traçado dos números.
● Agrupamentos de objetos.
● Construção de gráficos simples.
● Diferenças e semelhanças.
● Classificação, ordenação, quantificação e comparação.
● Observação e exploração dos elementos da natureza, objetos, ações e
deslocamentos no ambiente.