Page 15 - Previsão Pré ll - 1º Tri
P. 15

2. ESPAÇOS, TEMPOS,

                        QUANTIDADES, RELAÇÕES E


                                   TRANSFORMAÇÕES






                       Neste campo, o destaque se dá nas experiências que favorecem a
                construção  de  noções  espaciais,  de  tempo  e  medidas.  Faz  parte  deste
                campo: promover interações e brincadeiras nas quais as crianças tenham

                a oportunidade de observar, comparar, manipular objetos, investigar e
                explorar  o  entorno,  levantar  hipóteses,  consultar  fontes  de  informação

                que  esclareçam  suas  curiosidades  e  indagações,  realizar  contagens,
                relacionar  os  números  às  quantidades,  reconhecer  a  função  social  dos
                números  e  buscar  diferentes  estratégias  para  a  resolução  de

                situações-problema do cotidiano.




                               CONTEÚDOS CONCEITUAIS




                 ●   Cores.

                 ●   Figuras planas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo.
                 ●   Linhas retas e linhas curvas.

                 ●   Localização e movimentação no espaço.
                 ●   Exploração do espaço escolar.
                 ●   Noções de grandezas e medidas.

                 ●   Função social dos números.
                 ●   Relação número/quantidade.

                 ●   Contagem (ideia de quantidade e de posição).
                 ●   Traçado dos números.

                 ●   Agrupamentos de objetos.
                 ●   Construção de gráficos simples.
                 ●   Diferenças e semelhanças.

                 ●   Classificação, ordenação, quantificação e comparação.
                 ●   Observação e exploração dos elementos da natureza, objetos, ações e
                     deslocamentos no ambiente.
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20