Page 4 - Previsão 7º ano - 1º Tri
P. 4

Produção Textual

                                        Neste  trimestre,  o  foco  é  a  crônica-reportagem.  E
                                        como      será    desenvolvido        este    trabalho?      Os
                                        procedimentos a seguir valerão para todo o ano letivo.
                                        Por isso, estejam atentos a cada passo.


                                          1.   Cada  produção  terá  um  planejamento  que
                                               deverá ser seguido com atenção, escrito em sala
                                               e entregue durante as aulas destinadas para a
                                               P1.


                                          2.   A primeira versão do texto será feita durante as
                                               aulas,  após  a  devolutiva  da  P1  e  as  correções
                                               feitas  pela  professora,  numa  aula  preparada  a
                                               partir    das     dificuldades       observadas       nas
                                               produções do planejamento. Finalmente, depois
                                               de  corrigida a primeira versão,  vocês  farão a
                                               segunda versão.

                                          3.   A versão final do texto será compartilhada com
                                               os colegas.







               Quais  as  principais  habilidades  (procedimentos)  que
               iremos desenvolver?





              ●    Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da
                   língua escrita.



              ●    Pontuar  textos  adequadamente,  compreendendo  a  prosódia  (acentuação)
                   da língua escrita e a intencionalidade dos textos.


              ●    Utilizar  ao  produzir  texto,  recursos  de  coesão  referencial  (lexical  e
                   pronominal)  e  sequencial,  como  forma  de  garantir  a  progressão  textual  e
                   evitar repetição de elementos linguísticos.


              ●    Analisar  os  efeitos  de  sentido  do  uso  de  figuras  de  linguagem,  como
                   comparação  e  metáfora  como  parte  do  processo  de  compreensão  do  uso
                   desses recursos em diferentes gêneros discursivos.


              ●    Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o
                   de  preconceito  linguístico,  para  respeitar  e  valorizar  a  dinamicidade
                   linguística como inerente das línguas humanas.




                                                                                                                    4
   1   2   3   4   5   6   7   8   9