Page 3 - Previsão 7º ano - 1º Tri
P. 3

Estudo de Gêneros Textuais


               A  narrativa  de  aventura,  o  romance  e  a  crônicas  são  alguns  dos  gêneros
               escolhidos para o primeiro trimestre. Vamos compreender as características de
               cada gênero, sua estrutura e relembrar os elementos da narrativa presentes em
               cada um deles.


                 Produção Textual


                 Neste  trimestre,  o  foco  é  a  narrativa  de  aventura.  E  como  será  desenvolvido
                 este trabalho? Os procedimentos a seguir valerão para todo o ano letivo. Por
                 isso, estejam atentos a cada passo.


                   1.   Cada  produção  terá  um  planejamento  que  deverá  ser  seguido  com
                        atenção, escrito em sala e entregue durante as aulas destinadas para a
                        P1.

                   2.   A primeira versão do texto será feita durante as aulas, após a devolutiva
                        da P1 e as correções feitas pela professora, numa aula preparada a partir
                        das  dificuldades  observadas  nas  produções  do  planejamento.
                        Finalmente,  depois  de    corrigida  a  primeira  versão,    vocês    farão  a
                        segunda versão.


                   3.   A versão final do texto será compartilhada com os colegas.





               Quais  as  principais  habilidades  (procedimentos)  que
               iremos desenvolver?



                ●    Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às
                     convenções da língua escrita.
                ●    Pontuar textos adequadamente, compreendendo a prosódia
                     (acentuação)  da  língua  escrita  e  a  intencionalidade  dos
                     textos.

                ●    Utilizar  ao  produzir  texto,  recursos  de  coesão  referencial
                     (lexical e pronominal) e sequencial, como forma de garantir a
                     progressão  textual  e  evitar  repetição  de  elementos

                     linguísticos.
                ●    Analisar  os  efeitos  de  sentido  do  uso  de  figuras  de
                     linguagem,  como  comparação  e  metáfora  como  parte  do
                     processo  de  compreensão  do  uso  desses  recursos  em
                     diferentes gêneros discursivos.

                ●    Reconhecer  as  variedades  da  língua  falada,  o  conceito  de
                     norma-padrão e o de preconceito linguístico, para respeitar e
                     valorizar  a  dinamicidade  linguística  como  inerente  das

                     línguas humanas.
                                                                                                                    3
   1   2   3   4   5   6   7   8