Page 3 - Previsão 7º ano - 1º Tri
P. 3
Estudo de Gêneros Textuais
A narrativa de aventura, o romance e a crônicas são alguns dos gêneros
escolhidos para o primeiro trimestre. Vamos compreender as características de
cada gênero, sua estrutura e relembrar os elementos da narrativa presentes em
cada um deles.
Produção Textual
Neste trimestre, o foco é a narrativa de aventura. E como será desenvolvido
este trabalho? Os procedimentos a seguir valerão para todo o ano letivo. Por
isso, estejam atentos a cada passo.
1. Cada produção terá um planejamento que deverá ser seguido com
atenção, escrito em sala e entregue durante as aulas destinadas para a
P1.
2. A primeira versão do texto será feita durante as aulas, após a devolutiva
da P1 e as correções feitas pela professora, numa aula preparada a partir
das dificuldades observadas nas produções do planejamento.
Finalmente, depois de corrigida a primeira versão, vocês farão a
segunda versão.
3. A versão final do texto será compartilhada com os colegas.
Quais as principais habilidades (procedimentos) que
iremos desenvolver?
● Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às
convenções da língua escrita.
● Pontuar textos adequadamente, compreendendo a prosódia
(acentuação) da língua escrita e a intencionalidade dos
textos.
● Utilizar ao produzir texto, recursos de coesão referencial
(lexical e pronominal) e sequencial, como forma de garantir a
progressão textual e evitar repetição de elementos
linguísticos.
● Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de
linguagem, como comparação e metáfora como parte do
processo de compreensão do uso desses recursos em
diferentes gêneros discursivos.
● Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de
norma-padrão e o de preconceito linguístico, para respeitar e
valorizar a dinamicidade linguística como inerente das
línguas humanas.
3