Page 14 - Previsão 7º ano - 1º Tri
P. 14
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
Atenção às maneiras pelas quais iremos estudar os conteúdos conceituais. Vejamos os
procedimentos:
Fichamentos - Continuaremos com nossos fichamentos, que continuarão a ser o ponto
de partida para as explicações. Eles são registros de todas as ideias dos textos lidos,
facilitando o entendimento de diferentes interpretações sobre os temas. Teremos uma ficha de
retomada do procedimento. E lembre-se: precisamos estar atentos aos novos estudos para
estarmos bem atualizados quanto à produção do conhecimento histórico.
Anotações dirigidas - Como você deve recordar, são registros elaborados junto com a
professora. Podem ser escritos no telão ou lousa, para serem copiados por inteiro, ou
orientados por meio de explicações orais mais pausadas. Como sabemos, podem ocorrer
pequenas diferenças entre os registros.
Anotações livres - Você será motivado a desenvolver maior independência e
rapidez nos registros de própria autoria. Podem ser elaborados alguns desenhos, desde que,
em pequena quantidade, estejam acompanhados de explicações escritas.
Reanotações - É importante perceber que, ao elaborar as anotações dirigidas e livres,
você estará reanotando o que escreveu no fichamento, já que, nas minhas explicações e na dos
alunos, são fornecidas outras informações e reflexões. Ou seja, reanotar significa reelaborar
registros já realizados, acrescentando novos elementos, que podem ser novas relações, novas
reflexões, novas informações (explicações e pesquisa em diferentes fontes)...
ATENÇÃO!
Devem ser elaboradas constantes releituras dessas anotações e reanotações
após as aulas. Por isso, é importante que você seja um leitor assíduo dos seus
próprios registros. Se necessário, reelabore o que você escreveu, corrigindo eventuais
erros, complementando com o que você não teve tempo de anotar nas aulas e até com
pesquisas (anote sempre as fontes!). Ao terminar a aula de História, existe essa
constante lição de casa. Praticar a reanotação é um modo eficiente de estudar dia a
dia.
Produção de respostas - Teremos, novamente, uma ficha sobre este procedimento, que
precisa ser elaborado a partir da leitura e interpretação de enunciados. Imagine que o leitor da
sua resposta desconhece o que estudamos. Fornecer, a ele, as informações básicas (onde,
quem, quando) e as mais detalhadas (as causas, as consequências, as relações e outros
detalhes). Pense que sua resposta é um texto com introdução, desenvolvimento e fechamento.
14