Page 3 - Revista Digital - Eu pesquisador - 7º ano 2023
P. 3
Carta ao leitor
Em junho de 2023, os alunos dos sétimos anos do Colégio Santa Clara tiveram
a oportunidade de realizar o Estudo do Meio em Ubatuba-SP e Paraty-RJ. Este
trabalho teve como principais objetivos: estimular o olhar dos alunos para a percepção
dos diferentes modos de vida das comunidades tradicionais (quilombo, aldeia indígena
e caiçaras) e aprofundar os estudos, realizados em sala, sobre o bioma Mata Atlântica
e seus ecossistemas (praia arenosa, manguezal e restinga).
O tema do projeto deste ano é “Você tem fome de quê?”. Ele está vinculado à
Campanha da Fraternidade de 2023, cujo título é Fraternidade e fome, que nos
convida a uma reflexão sobre o enfrentamento ao flagelo da fome por meio de
compromissos que transformem a realidade. Exploramos os significados da palavra
fome em nosso Estudo do Meio. Cada disciplina envolvida no projeto trabalhou, antes
da viagem, os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que permitiriam aos
estudantes estabelecer relações entre aquilo que tinham aprendido em sala de aula e
aquilo que eles poderiam ver, observar, sentir, experimentar e vivenciar em campo (in
loco). Afinal, como educadores, acreditamos que tais relações sejam fundamentais, já
que permitem, aos nossos alunos e alunas, analisar e interferir, de forma crítica e
proativa, no mundo que os(as) rodeia e atravessa.
Durante os três dias em que realizamos nossos estudos, visitamos os seguintes
locais: Aldeia Indígena Boa Vista, Quilombo do Campinho da Independência, o
Centro Histórico de Paraty e o Núcleo Picinguaba. Nesse tempo em que lá
permanecemos, tivemos a oportunidade de partilhar experiências, observar conceitos
estudados anteriormente, trocar impressões, conversar e conhecer a história dos
lugares e das pessoas que neles encontramos.
A ida a cada um desses locais, somada à observação, à pesquisa e ao
levantamento dos problemas atuais, resultou na produção dos textos investigativos
compilados nesta revista. Os escritos dos(as) alunos(as) constituem um gênero textual
híbrido, entre a matéria jornalística e o artigo de divulgação científica. Nesse sentido,
entendemos que as produções instauram um novo gênero: a matéria de divulgação
científica. Optamos por esse caminho já que, durante o processo de elaboração dos
textos, nossos estudantes praticaram o trabalho de pesquisa, acessando sites e
realizando leituras acerca dos objetos de análise definidos e escolhidos por eles
próprios, em seus grupos. Porém, ao mesmo tempo em que faziam esse trabalho
minucioso de coletar informações que aprofundassem a discussão de seus objetos de
análise, eles(as) também revisitaram todo o material colhido durante a viagem: fotos,
anotações, entrevistas, os quais também serviram de alicerce para o produto final.