Page 3 - Revista Digital - Eu pesquisador - 7º ano 2023
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Carta      ao   leitor


                       Em junho de 2023, os alunos dos sétimos anos do Colégio Santa Clara tiveram
               a oportunidade de realizar o Estudo do Meio em Ubatuba-SP e Paraty-RJ. Este

               trabalho teve como principais objetivos: estimular o olhar dos alunos para a percepção
               dos diferentes modos de vida das comunidades tradicionais (quilombo, aldeia indígena
               e caiçaras) e aprofundar os estudos, realizados em sala, sobre o bioma Mata Atlântica
               e seus ecossistemas (praia arenosa, manguezal e restinga).

                       O tema do projeto deste ano é “Você tem fome de quê?”. Ele está vinculado à

               Campanha da Fraternidade de 2023, cujo título é Fraternidade e fome, que nos
               convida a uma reflexão sobre o enfrentamento ao flagelo da fome por meio de
               compromissos que transformem a realidade. Exploramos os significados da palavra
               fome em nosso Estudo do Meio. Cada disciplina envolvida no projeto trabalhou, antes
               da viagem, os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que permitiriam aos
               estudantes estabelecer relações entre aquilo que tinham aprendido em sala de aula e
               aquilo que eles poderiam ver, observar, sentir, experimentar e vivenciar em campo (in
               loco). Afinal, como educadores, acreditamos que tais relações sejam fundamentais, já

               que permitem, aos nossos alunos e alunas, analisar e interferir, de forma crítica e
               proativa, no mundo que os(as) rodeia e atravessa.

                       Durante os três dias em que realizamos nossos estudos, visitamos os seguintes
               locais: Aldeia Indígena Boa Vista, Quilombo do Campinho da Independência, o
               Centro Histórico de Paraty e o Núcleo Picinguaba. Nesse tempo em que lá

               permanecemos, tivemos a oportunidade de partilhar experiências, observar conceitos
               estudados anteriormente, trocar impressões, conversar e conhecer a história dos
               lugares e das pessoas que neles encontramos.

                       A ida a cada um desses locais, somada à observação, à pesquisa e ao
               levantamento dos problemas atuais, resultou na produção dos textos investigativos

               compilados nesta revista. Os escritos dos(as) alunos(as) constituem um gênero textual
               híbrido, entre a matéria jornalística e o artigo de divulgação científica. Nesse sentido,
               entendemos que as produções instauram um novo gênero: a matéria de divulgação
               científica. Optamos por esse caminho já que, durante o processo de elaboração dos
               textos, nossos estudantes praticaram o trabalho de pesquisa, acessando sites e
               realizando leituras acerca dos objetos de análise definidos e escolhidos por eles

               próprios, em seus grupos. Porém, ao mesmo tempo em que faziam esse trabalho
               minucioso de coletar informações que aprofundassem a discussão de seus objetos de
               análise, eles(as) também revisitaram todo o material colhido durante a viagem: fotos,
               anotações, entrevistas, os quais também serviram de alicerce para o produto final.
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