Page 3 - Projeto: "Você tem fome de quê?" - 6º ano 2023
P. 3

Prefácio


                        Neste ano, os alunos do 6º ano do Colégio Santa Clara tiveram a
                  oportunidade de realizar um estudo do meio, partindo da capital de São Paulo
                  rumo ao interior, onde passaram pelo centro histórico de Pirapora do Bom Jesus,
                  seguindo ao Parque do Varvito, em Itu, e concluindo o estudo em Salto, no
                  Parque de Lavras. Esse estudo fez parte do projeto “Você tem fome de quê?” que
                  nos remete a Campanha da Fraternidade de 2023, cujo tema é “Fraternidade e
                  Fome”.
                        Durante as aulas e o estudo do meio, exploramos os significados da palavra
                  fome e sua relação com os lugares visitados. Procuramos entender que podemos
                  sentir muitas “fomes” que não se relacionam só com a questão do alimento.
                  Tivemos fome de saber mais sobre a história de cada pessoa que conhecemos,
                  de saber o que elas sentem, o que almejam. E fomos além: observamos os
                  aspectos ligados ao meio ambiente, às paisagens e à interferência do ser
                  humano nelas, e depois demos voz a eles. Pudemos perceber alguns tipos de
                  fome que o planeta está sentindo e refletimos sobre a nossa responsabilidade
                  com ele. Foi esse exercício que os alunos fizeram, tendo a escrita autobiográfica
                  ficcional como aliada.
                        Isso porque, divididos em grupos, os alunos produziram autobiografias
                  ficcionais relacionadas a locais e elementos visitados. Por exemplo, o que Rio
                  Tietê nos diria, se pudesse falar? E o granito? E a mata ciliar? Daí o nome deste
                  livro: “E se eu pudesse falar?”. Para escrever imaginando ser algo que não é de
                  fato, foi essencial cada aluno ter empatia com o narrador que estava criando,
                  imaginando como é estar na pele dele, tentar ver as coisas como ele veria, para,
                  assim, poder escrever o que ele escreveria. Dessa forma, os alunos puderam
                  refletir profundamente sobre questões ambientais e sociais, e o conjunto de suas
                  produções textuais está aqui compilado. Além disso, os alunos puderam
                  desenvolver a criatividade, produzindo ilustrações a respeito do seu tema.
                        Nos textos escritos por nossos alunos, podemos perceber não só todo o
                  processo desse estudo rico em conteúdos conceituais, procedimentais e
                  atitudinais e o poder de criação perante um tipo diferente de linguagem, mas
                  também a sensibilidade ao se colocarem no lugar do outro e enxergarem o
                  planeta por outro ângulo.
                        Compartilhamos este material com vocês, convidando-os à leitura, à
                  apreciação e à conscientização sobre os temas abordados.


                        Agradecemos a confiança!


                        Professores
                        Maíra Precivalle Galiotte Almoster - Ciências
                        André Bevilacqua - Geografia
                        Renata Gomes Tolentino Dias Lopes - Língua Portuguesa
   1   2   3   4   5   6   7   8