Page 6 - Um garoto, uma banana e mais de cem malandragens - Contos populares - 6º ano 2021
P. 6
A partir da cena retratada na obra, os alunos soltaram sua imaginação
e criaram suas narrativas. Além, de claro, inspirarem-se em Malasartes e
suas artimanhas. Não se espantem se encontrarem nas histórias deste
livro algumas figuras que lhes lembrem desse malandro do imaginário
brasileiro ou até mesmo algum parente dele. Afinal de contas, esta é a
magia dos contos populares: eles são recriados e tornam a nascer nas
vozes e mãos de cada novo narrador.
Este livro reúne, então, o resultado do trabalho desenvolvido,
publicando mais de cem contos autorais dos estudantes do sexto ano.
Não foi tarefa simples para esses pequenos autores desenvolver a
habilidade de iniciar, sustentar e concluir uma narrativa em torno de um
conflito. A produção textual de um conto é um processo longo, que nasce
na fruição da leitura do gênero textual em questão para então seguir ao
momento da escrita autoral. Escrita esta que passou por três fases: o
planejamento do texto, a escrita da 1ª versão do conto e, finalmente, a
escrita da 2ª versão, que é aquela que vocês encontrarão nesta publicação.
Destaco que, mesmo passando por três etapas de revisão, estamos
nos referindo a crianças em fase de desenvolvimento da escrita; as
professoras fazem sugestões de correções, mas, ainda assim, é comum
que haja desvios relacionados à etapa de maturidade escritora dos alunos.
Ressalto, ainda, que, por se tratarem de contos populares brasileiros, faz
parte do gênero textual a presença de incorreções gramaticais nas falas
dos personagens como marcas de sua oralidade, ou seja, como
representação da fala e do sotaque. Esses desvios são intencionais, fazem
parte da proposta e revelam a proficiência do aluno em oscilar entre a
variedade linguística diferente da norma-padrão nas falas de personagens
e o emprego da norma nas passagens do narrador.
A professora Aina e eu agradecemos a toda a equipe do Colégio
Santa Clara por alicerçar este trabalho, e, principalmente, agradecemos
aos alunos e alunas por darem vida ao projeto. Somos gratas pelo
privilégio de termos mediado o processo de escrita de jovens tão
especiais, que marcaram nossas trajetórias como professoras. Esperamos
que esta publicação os incentive a sempre serem autores de inúmeras
histórias e protagonistas de suas vidas. ◼