Page 3 - Previsão 2ª serie E.M. - 3º Tri
P. 3

- expressar suas convicções e necessidades sem desrespeitar o próximo ou os Direitos Humanos;
       - buscar autoconhecimento e reconhecimento de suas emoções e das outras pessoas com
       capacidade de lidar com elas e com a pressão do grupo;
       - enfrentar as dificuldades da vida acadêmica com perseverança;
       - utilizar tecnologias digitais de informação e de comunicação de forma significativa, crítica,
       reflexiva e ética.

                                               DATAS IMPORTANTES

                                                        Prova 1
                                                        10-25/9

                                                        Prova 2
                                                      31/10-11/11

                                             Simulado oficial do trimestre
                                                          9/10

                                           Simulados optativos aos sábados
                                                   ENEM 13 e 27/9
                                                   ENEM 11 e 18/10

       DISCIPLINA: PORTUGUÊS – ANÁLISE LINGUÍSTICA E PRODUÇÃO TEXTUAL
       PROFESSORA AMÁBILE

                   Alunos da 2ª série do Ensino Médio

              O estudo dos termos da oração — essenciais, integrantes e acessórios — é pilar fundamental para o
       ensino da sintaxe na Educação Básica. Compreender a estrutura do sujeito, do predicado, dos complementos e
       modificadores permite a percepção das relações funcionais entre os constituintes da frase. Essa abordagem
       favorece não apenas a análise gramatical em si, mas também o desenvolvimento da consciência linguística e a
       competência para reescrita, coesão e clareza textual.
              Além  disso,  o  aprofundamento  no  período  composto  e  na  articulação  de  orações  coordenadas  e
       subordinadas é essencial para compreender a progressão temática e argumentativa dos textos. Ao abordar a
       coordenação e subordinação como mecanismos de organização do pensamento, há a melhoria da produção
       escrita — habilidade amplamente exigida nos exames externos e nas práticas acadêmicas.
              No  campo  da  leitura  e  da  interpretação  textual,  os  capítulos  da  Unidade  3  do  livro  do  CEREJA
       abordam, como vocês já sabem, questões objetivas e discursivas. Destaca-se, ainda, a importância de tratar a
       leitura obrigatória de obras literárias como prática contextualizada, que amplia a formação leitora e crítica.

       CONTEÚDOS CONCEITUAIS

       - Gêneros estudados: dissertação para concurso e gêneros variados (Unicamp/USP).
       - Gêneros visitados: gêneros da esfera acadêmica, jornalística e digital.

       FTD:
       Caderno 19 – Termos essenciais da oração I: sujeito (tipos e usos).
       Caderno 20 – Termos essenciais da oração II: predicado (tipos e usos).
       Caderno 21 – Termos integrantes da oração: complementos nominais, complementos verbais e agente da
       passiva.
       Caderno 22 – Termos acessórios da oração: adjuntos, vocativo e aposto.
       Caderno 23 – Período composto: noções de coordenação e subordinação.
       Caderno 24 – Articulação de orações coordenadas: classificação e usos.
   1   2   3   4   5   6   7   8