Page 27 - Previsão 5º ano - 3º Tri
P. 27

Filosofia




                                    CONTEÚDOS CONCEITUAIS



        ➔       Diálogo  e  convivência  democrática:  como  conversar  de  forma
                construtiva?

                 ◆      O  que  significa  diálogo  e  como  ele  ajuda  na  convivência
                        democrática?  Vamos  entender  a  importância  de  escutar  o
                        outro  e  de  respeitar  as  diferentes  opiniões  para  que  todos

                        possam  colaborar.  Como  podemos  resolver  conflitos  de
                        maneira justa e pacífica?

        ➔       Escuta, respeito e empatia: o que significa escutar de verdade?
                 ◆      Vamos  refletir  sobre  o  que  significa  escutar  com  atenção  e
                        respeito.  Como  podemos  melhorar  nossa  capacidade  de

                        escutar  os  outros?  E  como  a  empatia  nos  ajuda  a
                        compreender e respeitar as ideias diferentes das nossas?

        ➔       Decisões coletivas: como tomamos decisões em grupo?
                  ◆     Vamos  aprender  a  tomar  decisões  de  forma  coletiva,
                        considerando as ideias e opiniões de todos. Como garantir que

                        todos  se  sintam  ouvidos  e  respeitados?  Como  podemos
                        construir soluções que atendam às necessidades de todos os

                        membros do grupo?


                                CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS



         ➔      Participar de rodas de conversa sobre temas democráticos, onde todos
                têm a chance de expressar suas ideias e ouvir as dos outros.
         ➔      Realizar debates em sala de aula, em que cada aluno possa defender seu
                ponto de vista, ouvindo com respeito as ideias divergentes.

         ➔      Trabalhar em grupos para tomar decisões coletivas, como elaborar regras
                de convivência ou propor soluções para desafios enfrentados pela turma.
         ➔      Produzir registros (escritos ou desenhos) sobre o que significa escutar e
                respeitar no processo de decisão, e como isso contribui para um ambiente
                democrático.

         ➔      Realizar dramatizações que simulem situações em que é necessário
                escutar com atenção, negociar e chegar a um consenso.
         ➔      Investigar exemplos históricos ou atuais de decisões coletivas e como elas
                foram importantes para a construção de uma sociedade mais justa.
   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32