Page 18 - Previsão 3º ano - 3º Tri
P. 18

FILOSOFIA






                                               Conteúdos Conceituais


             ➔     O Tempo e as Mudanças: tudo está sempre mudando?
                     ◆     Vamos descobrir o que é o tempo e pensar sobre passado, presente e futuro.
                     ◆     Como mudamos com o tempo? Como o mundo muda?
                     ◆      O que aprendemos com o que passou? O que vivemos agora? O que sonhamos
                           para amanhã?
             ➔     A Minha História: lembranças e sonhos
                     ◆      Cada um tem uma história linda e única para contar.
                     ◆     Vamos relembrar momentos importantes, pensar no que já vivemos e imaginar o
                           que ainda queremos viver.
                     ◆     Sonhar também é filosofar!
             ➔     Mudanças no Mundo: como podemos transformar as coisas?
                     ◆     O mundo está sempre em movimento. Mas, como podemos ajudar a
                           transformá-lo?

                     ◆     Vamos pensar sobre atitudes que fazem diferença e como cada um de nós pode
                           contribuir para um futuro melhor.

             ➔     Filosofar é Imaginar: perguntando sobre o que ainda não existe
                     ◆      Vamos soltar a imaginação e brincar com ideias filosóficas!
                     ◆      E se o mundo fosse diferente? Como seria um mundo mais justo, mais bonito,
                           mais solidário?
                     ◆     Filosofar também é imaginar futuros possíveis!

                                            Conteúdos Procedimentais



             ➔     Participar de rodas de conversa sobre passado, presente e futuro, ouvindo e
                   compartilhando experiências de vida.
             ➔     Criar uma "linha do tempo filosófica", com desenhos e relatos das lembranças e sonhos
                   de cada estudante.
             ➔     Refletir, em grupo, sobre mudanças que gostariam de ver na escola, no bairro ou no
                   mundo, e registrar essas ideias em painéis, cartazes ou cartas filosóficas.

             ➔     Produzir atividades artísticas e expressivas que representem seus sonhos e planos para o
                   futuro.

             ➔     Participar de dinâmicas e jogos imaginativos com perguntas criativas, estimulando a
                   capacidade de sonhar, propor e reinventar o mundo.
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23