Page 11 - Previsão 3º ano - 2º Tri
P. 11

Matemática



         ➔     Senso Numérico

                ★     Compreensão da necessidade dos números no nosso dia a dia;

                ★     Interpretação das diferentes funções do número como indicador de

                      quantidade;
                ★     Realizar cálculo mental e flexível, como, por exemplo: saber que o

                      número 534 pode ser decomposto em 500 + 30 + 4 (5 centenas, 3

                      dezenas e 4 unidades);
                ★     Realizar estimativas e usar pontos de referência;

                ★     Fazer julgamentos quantitativos e inferências, como ao resolver

                      cálculos e ser capaz de pensar matematicamente: a soma de 187 +

                      53 pode ser 200 ou não?
                ★     Estabelecer relações matemáticas, como o conhecimento de que 3 x 4

                      = 4 x 3;

         ➔     Características do Sistema de Numeração Decimal
                ★     Compreensão do valor posicional de um algarismo determinado pela

                      posição que ele ocupa em um número, até a ordem da unidade de

                      milhar.
                ★     Compreensão  do princípio aditivo e o princípio multiplicativo de nosso

                      sistema de numeração. Exemplo: o número 382 pode ser escrito como

                      300 + 80 + 2, ou ainda,

                      3 x 100 + 8 x 10 + 2 x1.
                ★     Ler, escrever, comparar e ordenar números até a ordem de unidade

                      de milhar com e sem o suporte da reta numérica.
                ★     Agrupar, compor e decompor quantidades em unidades de milhar,

                      centenas, dezenas e unidades.

         ➔     Sistema monetário;

         ➔     Medidas de capacidade e de tempo
                ★     Leitura de horas em relógios digitais e analógicos e a relação entre

                      horas e minutos.
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16