Page 38 - Previsão 4º ano - 2º Tri
P. 38

TIC’s








         PROFESSOR: ALMIRO DOTTORI NETO


                                                                                 Queridos         alunos
                 Seguimos  com  as  aulas  de  Tecnologias  da  Informação  e  Comunicação
         aprofundando  nosso  olhar  sobre  a  tecnologia  de  forma  crítica,  reflexiva  e  ética.  Neste
         trimestre, além de consolidarmos o que já aprendemos sobre pensamento computacional,
         organização de conteúdo digital e ferramentas colaborativas, vamos iniciar a construção
         dos projetos para a nossa Feira Cultural, integrando as aprendizagens com temas atuais
         e                                                                                    relevantes.
                 Exploraremos  também  recursos  como  o  Scratch  e  o  jogo  Interland,  que  nos
         ajudarão  a  refletir  sobre  segurança,  ética  e  cidadania  digital  enquanto  desenvolvemos
         habilidades  de  criação  e  resolução  de  problemas  com  tecnologia.  A  participação  e  o
         protagonismo  de  cada  um  será  essencial  para  que  nossas  experiências  sejam
         significativas e produtivas.










         CONTEÚDOS CONCEITUAIS


            ●    Cultura e Cidadania Digital:
                  Ética e responsabilidade no uso das tecnologias;
                  Bullying digital e respeito nas interações online;
                  Redes sociais e o Marco Civil da Internet;
                  Organização no espaço digital e uso consciente dos recursos tecnológicos;

                  Vivência e análise de situações interativas no jogo Interland (Google).


            ●    Pensamento Computacional:
                  Escrita de comandos e blocos de programação (Hora do Código e Scratch);
                  Interpretação lógica e resolução de problemas;
                  Relação entre algoritmos e comportamento dos sistemas digitais.


            ●    Midialogia e Produção Digital:
                  Criação e organização de apresentações digitais;
                  Produção de conteúdo voltado à comunicação e expressão digital.
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43