Page 27 - Previsão 4º ano - 2º Tri
P. 27

II - Conteúdos Procedimentais



           ❏      Participar de rodas de conversa sobre atitudes certas e erradas no

                  dia a dia, refletindo sobre as consequências das nossas escolhas                       para

                  nós e para os outros.

           ❏      Criar e revisar, em grupo, combinados de convivência para a sala de
                  aula, discutindo como as regras ajudam no respeito e no cuidado com

                  todos.

           ❏      Realizar  dramatizações  e  atividades  de  escuta  para  se  colocar  no
                  lugar  do  outro,  desenvolvendo  empatia  e  compreensão  dos

                  sentimentos alheios.

           ❏      Dialogar  sobre  situações  de  convivência  escolar,  compartilhando

                  ideias sobre justiça, solidariedade e responsabilidade nas relações.

           ❏      Observar e registrar ações que ajudam a melhorar a convivência na
                  escola,  reconhecendo  atitudes  éticas  no  cotidiano  e  propondo

                  melhorias.



            III - Conteúdos Atitudinais





           ❏      Escutar  com  atenção  e  respeito  quando  os  colegas  estão

                  falando, mesmo que pensem diferente de você.

           ❏      Colaborar com os combinados da turma, ajudando a criar um

                  ambiente de respeito, cuidado e bem-estar para todos.


           ❏      Refletir antes de agir, pensando nas consequências das suas
                  atitudes para você e para os outros.


           ❏      Demonstrar  empatia,  se  colocando  no  lugar  dos  colegas  e

                  respeitando os sentimentos e as diferenças de cada um.

           ❏      Valorizar atitudes justas e solidárias, reconhecendo quando

                  alguém ajuda, compartilha ou cuida do outro.
   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32