Page 27 - Previsão 4º ano - 2º Tri
P. 27
II - Conteúdos Procedimentais
❏ Participar de rodas de conversa sobre atitudes certas e erradas no
dia a dia, refletindo sobre as consequências das nossas escolhas para
nós e para os outros.
❏ Criar e revisar, em grupo, combinados de convivência para a sala de
aula, discutindo como as regras ajudam no respeito e no cuidado com
todos.
❏ Realizar dramatizações e atividades de escuta para se colocar no
lugar do outro, desenvolvendo empatia e compreensão dos
sentimentos alheios.
❏ Dialogar sobre situações de convivência escolar, compartilhando
ideias sobre justiça, solidariedade e responsabilidade nas relações.
❏ Observar e registrar ações que ajudam a melhorar a convivência na
escola, reconhecendo atitudes éticas no cotidiano e propondo
melhorias.
III - Conteúdos Atitudinais
❏ Escutar com atenção e respeito quando os colegas estão
falando, mesmo que pensem diferente de você.
❏ Colaborar com os combinados da turma, ajudando a criar um
ambiente de respeito, cuidado e bem-estar para todos.
❏ Refletir antes de agir, pensando nas consequências das suas
atitudes para você e para os outros.
❏ Demonstrar empatia, se colocando no lugar dos colegas e
respeitando os sentimentos e as diferenças de cada um.
❏ Valorizar atitudes justas e solidárias, reconhecendo quando
alguém ajuda, compartilha ou cuida do outro.