Page 26 - Previsão 3º ano - 2º Tri
P. 26
FILOSOFIA
II - Conteúdos Procedimentais
❏ Realizar rodas de conversa sobre os diferentes espaços em que vivemos (casa,
escola, bairro) e expressar sentimentos e lembranças associadas a esses
lugares.
❏ Construir coletivamente um “Mapa Afetivo da Comunidade Escolar”,
identificando os espaços que gostam, que cuidam e que desejam melhorar.
❏ Participar de atividades práticas de cuidado com a natureza ao redor (horta,
jardinagem, reciclagem ou observação do ambiente), refletindo sobre suas
responsabilidades ambientais.
❏ Dialogar e registrar ideias sobre a importância de viver em comunidade,
destacando atitudes de solidariedade, empatia e cooperação no cotidiano.
❏ Criar, revisar e cumprir combinados de convivência na sala de aula, analisando
como as regras contribuem para o respeito mútuo e o bem-estar comum.
III - Conteúdos Atitudinais
❏ Demonstrar respeito e valorização pelos diferentes espaços que compõem sua
vida cotidiana (casa, escola, bairro e cidade).
❏ Desenvolver senso de pertencimento e responsabilidade em relação ao espaço
coletivo, cuidando e preservando os ambientes que utiliza.
❏ Adotar atitudes de cuidado e respeito com os elementos da natureza,
reconhecendo-se como parte integrante do meio ambiente.
❏ Praticar a solidariedade, a escuta ativa e o respeito às diferenças nas
interações com colegas e demais membros
da comunidade escolar.
❏ Cumprir e respeitar regras e combinados coletivos,
compreendendo sua importância
para uma convivência harmoniosa e justa.