Page 26 - Previsão 3º ano - 2º Tri
P. 26

FILOSOFIA






                             II - Conteúdos Procedimentais


      ❏      Realizar rodas de conversa sobre os diferentes espaços em que vivemos (casa,

             escola,  bairro)  e  expressar  sentimentos  e  lembranças  associadas  a  esses

             lugares.
      ❏      Construir  coletivamente  um  “Mapa  Afetivo  da  Comunidade  Escolar”,

             identificando os espaços que gostam, que cuidam e que desejam melhorar.

      ❏      Participar de atividades práticas de cuidado com a natureza ao redor (horta,
             jardinagem,  reciclagem  ou  observação  do  ambiente),  refletindo  sobre  suas

             responsabilidades ambientais.

      ❏      Dialogar  e  registrar  ideias  sobre  a  importância  de  viver  em  comunidade,

             destacando atitudes de solidariedade, empatia e cooperação no cotidiano.
      ❏      Criar, revisar e cumprir combinados de convivência na sala de aula, analisando

             como as regras contribuem para o respeito mútuo e o bem-estar comum.






                                 III - Conteúdos Atitudinais







      ❏      Demonstrar respeito e valorização pelos diferentes espaços que compõem sua

             vida cotidiana (casa, escola, bairro e cidade).

      ❏      Desenvolver senso de pertencimento e responsabilidade em relação ao espaço

             coletivo, cuidando e preservando os ambientes que utiliza.
      ❏      Adotar  atitudes  de  cuidado  e  respeito  com  os  elementos  da  natureza,

             reconhecendo-se como parte integrante do meio ambiente.

      ❏      Praticar  a  solidariedade,  a  escuta  ativa  e  o  respeito  às  diferenças  nas

             interações com colegas e demais membros

             da comunidade escolar.
      ❏      Cumprir e respeitar regras e combinados coletivos,

             compreendendo sua importância

             para uma convivência harmoniosa e justa.
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31