Page 63 - Previsão 1º ano - 2º Tri
P. 63
Agora que estamos bem adaptados aos nossos espaços, às aulas de
Educação Física e ao trabalho com as diferentes formas de movimentar o
nosso corpo, iniciaremos uma nova etapa do nosso trabalho.
Neste trimestre trabalharemos com o Folclore, lutas, esportes de raquete
e atividades rítmicas, pois teremos a nossa Festa Junina e em agosto
comemoramos o Dia do Folclore.
Começaremos o trimestre trabalhando o tema lutas, no qual abordaremos
as diferentes modalidades de luta e suas características.
A partir dessa temática, trabalharemos o respeito às regras, a hierarquia
e a disciplina, preservação da saúde física, além da força e equilíbrio.
As atividades rítmicas também serão trabalhadas desde o início do
trimestre, através dos ensaios para nossa apresentação da Festa Junina, que
acontecerá no dia 13 de junho.
Nesse ano iremos realizar nossa famosa quadrilha, uma dança que
surgiu na Europa, mas se popularizou no Brasil devido às influências
portuguesas.
Após a festa junina iniciaremos as atividades com raquete e com isso
abordaremos um pouco de cada modalidade: ping-pong, tênis, squash e
raquetinha.
Já em agosto, com a comemoração do folclore, veremos vários jogos e
brincadeiras folclóricas e para isso pedimos para que os pais e avós contem às
crianças do que brincavam quando pequenos e, se possível, brinquem com
eles.
Trabalharemos o desenvolvimento de nossas habilidades por meio da
exploração de materiais e utilizaremos alguns brinquedos folclóricos, como a
corda, o bambolê, a peteca, cinco marias e taco, entendendo sua utilização e a
forma de construção.

