Page 31 - Previsão 6º ano - 2º Tri
P. 31

Direitos Humanos e Cidadania





                  Adorei  conhecê-los  ao  longo  do  1º  trimestre  de  2025,  avançamos  em  conhecer  os
          direitos  (civis,  políticos,  sociais  e  humanos)  dos  cidadãos.  Conversamos  sobre  a
          concepção de cidadão desde a Grécia Antiga, sobre  sociedade e  instituições sociais,
          assim como a construção da ideia de coletividade.
                No 2º trimestre, continuaremos estudando o desenvolvimento dos direitos humanos
          ao longo da história e falaremos sobre cidadania formal e real. Nossas Assembleias de
          Sala irão contribuir para o diálogo e para a compreensão da participação cidadã. Neste
          trimestre,  iremos  trabalhar  com  os  acontecimentos  históricos  que  contribuíram  para  a
          criação  da  Declaração  Universal  dos  Direitos  Humanos:  Nazismo  e  Segunda  Guerra
          Mundial. Não conseguimos estudá-los no primeiro trimestre. Conheceremos a história de
          Anne Frank, uma garota judia, que foi vítima da perseguição nazista.
                 Desejo um trimestre produtivo para todos nós!
                                         Apesar de tudo eu ainda acredito na                              Beijos,
                                                   bondade humana.                                          Naty
                                                     (Anne Frank)












                           QUAIS CONTEÚDOS IREMOS ESTUDAR E PARA QUÊ?


      1. Contexto social de criação da         2. Declaração dos Direitos
     Declaração dos Direitos Humanos                Humanos de 1948


           -   Contextualizar                     -   Estudo do documento
              historicamente o                      Declaração Universal dos
               surgimento dos                       Direitos Humanos (1948).
             direitos humanos.                  -   Trabalhar com a leitura do
          -    Compreender o                       gênero textual “diário” com o
            impacto dos eventos                  estudo do Diário de Anne Frank.
            históricos: Nazismo,             -   Compreender a importância do
              Holocausto e 2ª                         exercício da cidadania.
              Guerra Mundial.                    -   Valorizar os direitos dos
                                                             cidadãos.


                              Como seu desempenho será avaliado?


                             AVALIAÇÃO                            ADOS
                             Caderno: 6 pontos.              Participação: 2 pontos


                             Atividade Avaliativa            Atividades: 10 pontos
                             (formato será explicado aos
                             alunos): 12 pontos
                                                                                                                   31
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36