Page 17 - Previsão 9º ano - 1º Tri
P. 17

Geografia




                   Prof. Marcos








        Bem-vindos e bem-vindas ao Nono Ano!


            Paz e Bem!

          O estudo do espaço geográfico pressupõe a compreensão da dinâmica da sociedade que
        nele vive e o reproduz constantemente, na relação com o meio ambiente.
           O ano passado ficou marcado pelo maior aumento de temperatura já registrada no Planeta
        (1,4°C), desde o início das medições, há 174 anos. Como consequência, estamos assistindo a
        um número cada vez maior de tragédias ambientais e humanitárias. Somam-se a isso, conflitos
        bélicos que parecem estar longe de terminar.
            Cabe à Geografia procurar compreender como ocorrem as relações econômicas, políticas,
        sociais  e  ambientais,  em  diversas  escalas  do  Planeta,  a  partir  da  perspectiva  espacial  e
        temporal. E é isso que pretendemos dar continuidade no curso de Geografia do Nono Ano.


        O que vamos estudar?

           A Geografia do Nono Ano tem como objetivo principal compreender as questões geopolíticas
        da  atualidade  em  diversas  escalas  de  análise.  Iniciaremos  os  nossos  estudos  a  partir  do
        continente africano, e em seguida o asiático.
           ●   Aspectos naturais do continente africano.
           ●   Impactos ambientais: desertificação, crise hídrica, desmatamento.
           ●   Causas e efeitos do Neocolonialismo.
           ●   Regionalização do continente africano.
           ●   Desenvolvimento econômico e social.
           ●   Crises humanitárias: segurança alimentar, refugiados.



        Como vamos estudar?

           O Nono Ano é extremamente importante para a sua formação. Ele representa a passagem
        de um ciclo, Anos Finais do Fundamental, para um novo ciclo ainda mais complexo, o Ensino
        Médio.  Nesse  sentido,  é  fundamental  que  você  desenvolva  habilidades  e  competências
        essenciais para a sua formação acadêmica, como a oralidade, escrita, leitura, raciocínio lógico,
        senso crítico e analítico, a partir dos seguintes procedimentos:
           ●   Análise e interpretação de textos.
           ●   Debates críticos em sala de aula e o uso da argumentação.
           ●   Apresentação de seminários em grupo.
           ●   Elaboração de mapas conceituais e  esquemas de estudo.
           ●   Construção e leitura crítica de croquis, anamorfoses e mapas cartográficos.
           ●   Análise de imagens, como gráficos, tabelas, charges, infográficos, fotografias.    17
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22