Page 14 - Previsão 7º ano - 1º Tri
P. 14

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

                Atenção às maneiras pelas quais iremos estudar os conteúdos conceituais. Vejamos os
         procedimentos:


                Fichamentos - Continuaremos com nossos fichamentos, que continuarão a ser o ponto
         de  partida  para  as  explicações.  Eles  são  registros  de  todas  as  ideias  dos  textos  lidos,
         facilitando o entendimento de diferentes interpretações sobre os temas. Teremos uma ficha de
         retomada  do  procedimento.  E  lembre-se:  precisamos  estar  atentos  aos  novos  estudos  para
         estarmos bem atualizados quanto à produção do conhecimento histórico.


                Anotações dirigidas - Como você deve recordar, são registros elaborados junto com a
         professora.  Podem  ser  escritos  no  telão  ou  lousa,  para  serem  copiados  por  inteiro,  ou
         orientados  por  meio  de  explicações  orais  mais  pausadas.  Como  sabemos,  podem  ocorrer
         pequenas diferenças entre os registros.

                Anotações  livres  -  Você  será  motivado  a  desenvolver  maior  independência  e

         rapidez nos registros de própria autoria. Podem ser elaborados alguns desenhos, desde que,
         em pequena quantidade, estejam acompanhados de explicações escritas.

                Reanotações - É importante perceber que, ao elaborar as anotações dirigidas e livres,

         você estará reanotando o que escreveu no fichamento, já que, nas minhas explicações e na dos
         alunos,  são  fornecidas  outras  informações  e  reflexões.  Ou  seja,  reanotar  significa  reelaborar
         registros já realizados, acrescentando novos elementos, que podem ser novas relações, novas
         reflexões, novas informações (explicações e pesquisa em diferentes fontes)...



                                                      ATENÇÃO!


                  Devem  ser  elaboradas  constantes  releituras  dessas  anotações  e  reanotações
           após  as  aulas.  Por  isso,  é  importante  que  você  seja  um  leitor  assíduo  dos  seus
           próprios registros. Se necessário, reelabore o que você escreveu, corrigindo eventuais

           erros, complementando com o que você não teve tempo de anotar nas aulas e até com
           pesquisas  (anote  sempre  as  fontes!).  Ao  terminar  a  aula  de  História,  existe  essa
           constante lição de casa. Praticar a reanotação é um modo eficiente de estudar dia a
           dia.



                Produção de respostas - Teremos, novamente, uma ficha sobre este procedimento, que
         precisa ser elaborado a partir da leitura e interpretação de enunciados. Imagine que o leitor da
         sua  resposta  desconhece  o  que  estudamos.  Fornecer,  a  ele,  as  informações  básicas  (onde,
         quem,  quando)  e  as  mais  detalhadas  (as  causas,  as  consequências,  as  relações  e  outros
         detalhes). Pense que sua resposta é um texto com introdução, desenvolvimento e fechamento.










                                                                                                                   14
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19