Page 36 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
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Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos
políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na
sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos
filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas,
tradições orais, entre outros).
EM13CHS104
Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar
conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade
cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
EM13CHS105
Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e
sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza,
civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas
ambiguidades.
EM13CHS106
Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva
e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e
difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Objetivos gerais da Sociologia
- Distinguir os diferentes tipos de conhecimento: mítico/religioso, especulativo/filosófico,
opinião (doxa) e senso comum, científico.
- Contextualizar, histórica e socialmente, os conceitos estudados.
- Desenvolver um olhar de distanciamento do senso comum.
- Identificar, analisar e aplicar os conceitos sociológicos.
- Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da
cultura.
Habilidades específicas da disciplina neste trimestre
- Desenvolver um olhar sociológico sobre a realidade.
- Contextualizar historicamente o surgimento da Sociologia, relacionando-a com o
desenvolvimento do pensamento científico ocidental.
- Compreender o papel da Revolução Industrial, da urbanização e da mudança no pensamento
social no nascimento da Sociologia.
- Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
- Estabelecer uma relação com a realidade social mais nuançada e diferenciada do que a do
senso comum.
- Analisar processos sociais que fazem parte da realidade dos alunos: socialização, isolamento
social, relação entre sociedade, instituições sociais e indivíduos.
- Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização.
- Compreender os conceitos de contexto social, hegemonia e cultura e aplicá-los no estudo da
sociedade.
- Compreender o Positivismo enquanto metodologia de estudo e suas consequências para o
estudo dos fenômenos sociais.