Page 36 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 36

Elaborar  hipóteses,  selecionar  evidências  e  compor  argumentos  relativos  a  processos
               políticos,  econômicos,  sociais,  ambientais,  culturais  e  epistemológicos,  com  base  na
               sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos
               filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas,
               tradições orais, entre outros).

               EM13CHS104
               Analisar  objetos  e  vestígios  da  cultura  material  e  imaterial  de  modo  a  identificar
               conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade
               cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.

               EM13CHS105
               Identificar,  contextualizar  e  criticar  tipologias  evolutivas  (populações  nômades  e
               sedentárias,  entre  outras)  e  oposições  dicotômicas  (cidade/campo,  cultura/natureza,
               civilizados/bárbaros,    razão/emoção,     material/virtual   etc.),   explicitando   suas
               ambiguidades.
               EM13CHS106
               Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e
               tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva
               e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e
               difundir  informações,  produzir  conhecimentos,  resolver  problemas  e  exercer
               protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


               Objetivos gerais da Sociologia
               -  Distinguir os diferentes tipos de conhecimento: mítico/religioso, especulativo/filosófico,
               opinião (doxa) e senso comum, científico.
               - Contextualizar, histórica e socialmente, os conceitos estudados.
               - Desenvolver um olhar de distanciamento do senso comum.
               - Identificar, analisar e aplicar os conceitos sociológicos.
               - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da
               cultura.

               Habilidades específicas da disciplina neste trimestre
               - Desenvolver um olhar sociológico sobre a realidade.
               - Contextualizar historicamente o surgimento da Sociologia, relacionando-a com o
               desenvolvimento do pensamento científico ocidental.
               - Compreender o papel da Revolução Industrial, da urbanização e da mudança no pensamento
               social no nascimento da Sociologia.
               - Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
               - Estabelecer uma relação com a realidade social mais nuançada e diferenciada do que a do
               senso comum.
               - Analisar processos sociais que fazem parte da realidade dos alunos: socialização, isolamento
               social, relação entre sociedade, instituições sociais e indivíduos.
               - Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização.
               - Compreender os conceitos de contexto social, hegemonia e cultura e aplicá-los no estudo da
               sociedade.
               - Compreender o Positivismo enquanto metodologia de estudo e suas consequências para o
               estudo dos fenômenos sociais.
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41