Page 27 - Previsão Pré l - 1º Tri
P. 27
EDUCAÇÃO FÍSICA
Em seu processo de desenvolvimento, a criança se utiliza de diversos
canais de conhecimento do mundo e da realidade. Encantam-se com as cores,
são sensíveis aos sons, cautelosos com sabores e odores e curiosos por
experiências táteis.
Nesse vasto universo de aprendizados e de novas descobertas,
destaca-se um elemento essencial da infância: o movimento.
Seja em forma de brincadeira, espontâneo ou como exercício, o
movimento está presente em praticamente toda atividade infantil. Com as
crianças, esse assunto é levado a sério, pois vivenciando corporalmente
determinadas aprendizagens, há uma maior tendência de efetivar e de
prolongar conceitos apreendidos por outras vias sensoriais.
Na Educação Infantil, a área de Educação Física busca levar os alunos à
tomada de consciência de seu corpo e suas possibilidades de movimentos
como forma de expressão, de maneira prazerosa e harmônica.
No início deste primeiro trimestre, daremos uma maior atenção para a
adaptação dos alunos à nova realidade. Conheceremos os espaços e materiais
com que trabalharemos, os novos amigos e como serão realizadas nossas
aulas, por meio de atividades recreativas.
Após a adaptação, trabalharemos com os nossos movimentos,
principalmente os de locomoção, andando, correndo e pulando, engatinhando,
rolando e utilizando brincadeiras de imitação. Veremos que trabalhar com o
nosso corpo é muito divertido e gostoso.
A música, por meio de rodas cantadas com movimentação corporal,
também fará parte de nossas atividades, assim como a ginástica olímpica e
artística, e também os materiais que utilizamos para prática: banco sueco, bola,
cama elástica, plinto, etc
A Ginástica oferece a possibilidade de desenvolver diversas
qualidades físicas na sua prática, tais como: flexibilidade, coordenação motora,
ritmo, equilíbrio e força, além de contribuir significativamente para o
fortalecimento da socialização e cooperação.