Page 27 - Previsão Pré l - 1º Tri
P. 27
EDUCAÇÃO FÍSICA
Aos alunos e pais, sejam bem-vindos.
Em seu processo de desenvolvimento, a criança se utiliza de diversos
canais de conhecimento do mundo e da realidade.
Encantam-se com as cores, são sensíveis aos sons, cautelosos com
sabores e odores e curiosos por experiências táteis.
Nesse vasto universo de aprendizados e de novas descobertas,
destaca-se um elemento essencial da infância: o movimento.
Seja em forma de brincadeira, espontâneo ou como exercício, o
movimento está presente em praticamente toda atividade infantil. Com as
crianças, esse assunto é levado a sério, pois vivenciando corporalmente
determinadas aprendizagens, há uma maior tendência de efetivar e de
prolongar conceitos apreendidos por outras vias sensoriais.
Na Educação Infantil, a área de Educação Física busca levar os alunos
à tomada de consciência de seu corpo e suas possibilidades de movimentos
como forma de expressão, de maneira prazerosa e harmônica.
No início deste primeiro trimestre, daremos uma maior atenção para a
adaptação dos alunos à nova realidade. Conheceremos os espaços e
materiais com que trabalharemos, os novos amigos e como serão
realizadas nossas aulas, por meio de atividades recreativas.
Após a adaptação, trabalharemos com os nossos movimentos,
principalmente os de locomoção, andando, correndo e pulando,
engatinhando, rolando e utilizando brincadeiras de imitação. Veremos que
trabalhar com o nosso corpo é muito divertido e gostoso.
A música, por meio de rodas cantadas com movimentação corporal,
também fará parte de nossas atividades, assim como a ginástica olímpica e
artística. E também com os materiais que utilizamos para prática: banco
sueco, bola, cama elástica, plinto, etc.
A Ginástica oferece a possibilidade de desenvolver diversas qualidades
físicas na sua prática, tais como: flexibilidade, coordenação motora, ritmo,
equilíbrio e força, além de contribuir significativamente para o fortalecimento
da socialização e cooperação.