Page 36 - Previsão 3º ano - 1º Tri
P. 36
I- Conte údos Conceituais
● Tipos de robôs;
● Pensando diferente: O uso do Pensamento Computacional abordando
brincadeiras que modificam a forma de pensar, passo a passo e
princípios do pensamento lógico;
● Pensamento computacional na resolução de problemas desenvolvidos
com suporte das ferramentas através do projeto “Hora do Código";
● Mundo digital, comunicação, ferramentas digitais. A “brincadeira” da
programação com a linguagem de blocos;
● Montagem de protótipos com a temática do Ciências da Natureza em
Nosso Cotidiano com peças do Kits da LEGO® SPIKE™ Essential.
II- Conte údos Procedimentais
● Aprendizagem ativa: Os alunos serão os maiores protagonistas de sua
aprendizagem com muita mão na massa, construindo protótipos para
solucionar problemas com as peças do Kits da LEGO® SPIKE™
Essential;
● Baseado nos personagens da LEGO educacional, os alunos serão
envolvidos em histórias que trarão desafios e problemas para serem
resolvidos;
● Os alunos aprenderão o pensamento computacional e pensamento
lógico com exemplos simples e lúdicos do dia a dia, bem como durante
o desenvolvimento das atividades de montagem dos protótipos;
● A partir das montagens dos protótipos, os alunos também continuarão
a programar com a linguagem de blocos e de palavras na plataforma
da Lego Educacional, dando movimento aos protótipos;
● Com a execução dos projetos com os colegas dos grupos, farão a
montagem dos protótipos e programação para solucionar os problemas
contidos nas histórias dos personagens, bem como durante as aulas de
desafio da robótica.