Page 19 - Previsão 1º ano - 1º Tri
P. 19
● Reconto oral de histórias.
● Organização oral das etapas de uma instrução (uma receita
ou as regras para uma brincadeira/jogo).
● Interpretação oral de textos ouvidos ou lidos.
● Ampliação do repertório cultural, por meio de parlendas,
poemas, canções, trava-línguas, adivinhas, quadrinhas e
histórias em quadrinhos.
● Observação, análise e representação de obras de Artes.
● Manuseio de jogos de desenvolvimento de esquema corporal
(lateralidade, orientação espacial, coordenação motora
ampla).
● Pesquisa e ampliação dos conhecimentos prévios a respeito
da origem do universo.
● Utilização de números no seu contexto diário.
● Representação dos números e suas respectivas quantidades.
● Produção de escritas numéricas, observando regularidades e
formulando hipóteses sobre a escrita numérica.
● Escrita dos algarismos e sequência numérica.
● Resolução de situações-problema.
● Estratégias de contagem, representação e agrupamento.
● Utilização de grandezas em situações cotidianas.
● Realização de medições não-convencionais.
● Exploração dos dias da semana e dos meses do ano,
observando o calendário.
● Construção e interpretação coletiva de gráficos.