Page 28 - Previsão 8º ano - 1º Tri
P. 28

Ensino Religioso




                                            Prof. Thales Martins




           Queridos(as)  estudantes,  bem-vindos(as)  a  uma  nova
           jornada!  Neste  ano,  a  nossa  disciplina  de  Ensino
           Religioso  tem,  por  intenção  primeira  apresentar  a
           cultura de paz e diálogo existentes nas religiões e entre
           as  religiões.  Para  isto,  neste  primeiro  trimestre,  tendo
           como ponto inicial a Campanha da Fraternidade 2025,
           transitaremos  por  diferentes  espaços,  realidades,
           experiências  e  pessoas  que  nos  ajudarão  a  perceber,
           compreender  e  investigar  as  diferentes  religiosidades
           existentes  no  mundo  e,  por  isso,  o  grande  tema
           norteador  será:  Manifestações  Religiosas.  Ainda,
           conheceremos e nos inspiraremos na vida de mulheres
           e homens de coragem que se doaram na luta por uma
           sociedade  mais  justa  e  fraterna,  sendo  a  fé  o
           fundamento de todo o seu agir.



            Desta  maneira,  abordaremos  o  seguinte  itinerário
            conceitual:
            i) Campanha da Fraternidade 2025
            ii) A Páscoa: chamados à vida nova em Cristo
            iii) A Cultura da Caridade
            iv) Ações solidárias inspiradas pela fé






                                                                  Habilidades e Procedimentos



                                                  Em nossas habilidades a serem desenvolvidas, pretendemos
                                                  potencializar a capacidade humana de se relacionar e se
                                                  sensibilizar  frente  o  sofrimento  do  próximo.  Do  mesmo
                                                  modo,  compreender  a  importância  do  exercício  da  Caridade
                                                  no mundo, em seus três âmbitos: assistencial, promocional e
                                                  transformador. Ainda, conhecer o testemunho de lideranças da
                                                  sociedade      que    promovem       abrangentes      ações     de
                                                  solidariedade  e  analisar  projetos,  ações  e  possibilidades  de
                                                  engajamento para a prática da solidariedade motivada pela fé.


                                                         Essa investigação será feita por meio de pesquisas em
                                                  livros  físicos  e  materiais  digitais,  e,  para  tanto,  é  muito
                                                  importante  o  procedimento  de  registrar  no  caderno  os
                                                  conteúdos     trabalhados.     Participar   das    discussões     e
                                                  exposições  em  sala,  tanto  com  acréscimos  ou  dúvidas,  é
                                                  fundamental neste processo de aprendizagem.
                                                                                                                 27
   23   24   25   26   27   28   29   30