Page 22 - Previsão 8º ano - 1º Tri
P. 22
Competências gerais BNCC
● Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
● Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal,
visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
● Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e
potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
● Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Conteúdos Atitudinais
Toda e qualquer aula e/ou espaço coletivo de produção de conhecimento de sucesso depende
diretamente de uma virtude: Respeito. Nosso curso de Arte será construído também por atitudes
respeitosas em relação à professora, aos colegas, ao espaço e às produções, coletivas e individuais.
Portanto, esperamos em sala de aula:
Retomar a postura combinada para o início de cada aula: todos virados para a professora, em
silêncio, para ouvir as orientações e os encaminhamentos da aula.
Falar e silenciar, no momento certo, para ouvirmos as ideias dos(as) colegas/professora.
Disponibilidade, escuta e atenção ao momento de partilha das construções teórico/práticas individuais
e coletivas em exposição ao final de cada projeto.
Trazer em toda aula o material solicitado.
Atenção e cuidado com a manutenção da limpeza do ateliê. Nosso espaço é coletivo, portanto a
responsabilidade é de todos(as).
Desenvolver em ateliê as atividades individuais com concentração e silêncio.