Page 25 - Previsão 7º ano - 1º Tri
P. 25
Geografia
INTRODUÇÃO
Oi, gente! Fico muito contente em revê-los neste 2025.
Como vocês sabem, a Geografia busca entender a dinâmica da Terra utilizando como principal
marcador a análise do espaço geográfico. E, dessa forma, neste ano iremos aprofundar conhecimentos
adquiridos no ano passado, sobretudo através dos estudos sobre o Brasil.
Acredito que vocês irão se surpreender com a diversidade de nosso país e com a potência que tem
nosso território, ainda que muitas vezes esta força não seja bem aproveitada.
OBJETIVOS DO TRIMESTRE
Iremos nos aproximar do Brasil observando nosso território e suas características gerais. A seguir,
observaremos nossa população, tentando entender as raízes da ocupação humana neste território,
analisando os processos de ocupação, assim como o processo socioespacial de formação territorial.
Também aprofundaremos o conhecimento acerca da distribuição etária da população brasileira, com
consequente análise sobre a mesma. Entender a desigualdade na expectativa de vida será um dos
objetivos desta análise. Trabalharemos com conceitos da demografia que servirão para problematizar
questões socioespaciais do país. A cartografia também irá colaborar para ampliar nosso repertório sobre o
país e sua população residente.
Será inerente ao processo de apropriação deste conhecimento sobre nossa população:
- Deparar-se com a desigualdade social contemporânea;
- Deparar-se com o processo de opressão entre classes que aqui estão e que aqui estiveram,
transformando o espaço geográfico e contribuindo fortemente para os problemas vividos por nossa
sociedade na contemporaneidade.
Ao lidar com estes assuntos, tentaremos refletir sobre ações que podem impactar positivamente o
espaço geográfico observando os ribeirinhos, os indígenas e os quilombolas, assim como suas respectivas
relações com a natureza. Tentaremos também refletir sobre ações positivas dentro do espaço urbano.
E os PROCEDIMENTOS para alcançar nossos objetivos são:
- Registros no caderno, sejam eles livres ou obrigatórios;
- Leitura de textos didáticos, literários, de jornais (como o JOCA), entre outros;
- Análise de letras de músicas e poesias;
- Produção de textos e respostas coesas e coerentes;
- Uso de ferramentas digitais, como o Google Classroom, o Planner, Google Forms e o GoogleDocs.
25