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Direitos Humanos e Cidadania

                                                Professora Maria Natália





      Olá, pessoal!


      Bem-vindos ao sétimo ano!!

      O tema central do 7º ano é a desigualdade social e como ela impacta na cidadania e no  acesso aos
      direitos  humanos.  O  sociólogo  Betinho  definiu  que  o  desenvolvimento  humano  só  será  possível  se
      conseguirmos atingir os pilares que levam a uma sociedade pautada na igualdade, no  reconhecimento

      da diversidade e na aplicação da justiça social.
                                      E o que nos espera no primeiro trimestre?

          Vamos começar o ano estudando os conceitos de cidadão de papel e desigualdade social. Eis os
      principais conceitos e procedimentos previstos para este trimestre.
      ✔ Estatuto da Criança e do Adolescente: direitos humanos, cidadania e desigualdade social.
         Contextualizar  a  importância  dos  direitos  de  crianças  e  adolescentes  para  a  formação  de  uma
      sociedade mais democrática e marcada pela cidadania.
      ✔ Desigualdade Social.
          Desigualdade  social,  estrutura  social  e  mobilidade  social:  conceituação  e  análise  da  realidade
      brasileira.
        Tipos de desigualdade: raça, gênero, classe social, étnico-religiosa.
        Grupos de exclusão na sociedade brasileira e na conjuntura internacional.
         Indicadores sociais: IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e PIB (Produto Interno Bruto).
         Violência e o afastamento da cidadania.
         E aí, para que estudar tudo isso?
        1.   Para  refletir  sobre  os  processos  de  inclusão  e  exclusão  das  pessoas  em  grupos  e  na  esfera
             coletiva.
        2.   Para compreender e analisar o conceito de desigualdade social e sua relação com a cidadania e
             qualidade de vida de toda sociedade.

                                 E quanto às atividades?
      Neste  trimestre,  o  foco  é  a  Desigualdade  Social  e  seus  indicadores.  E  como  será  desenvolvido  este
      trabalho? Os procedimentos a seguir valerão para todo o ano letivo. Por isso, estejam atentos a cada
      passo.
       Cada atividade terá uma proposta condizente com os objetivos do trimestre, que deverá ser seguida
      com atenção.
      Faremos leituras de textos, trechos de livros, como O Cidadão de Papel (de Gilberto Dimenstein) e do
      ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a fim de aplicar as teorias estudadas e vivenciá-las de
      forma prática.
      Registro das aulas através de anotações no caderno. O caderno é seu material de estudo: deixe-o bem
      organizado e completo.













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