Page 3 - Previsão 6º ano - 1º Tri
P. 3
Quais as principais habilidades (procedimentos)
que iremos desenvolver?
● diferenciar as informações explícitas e implícitas em um texto;
● realizar inferências (conclusões) a partir de informações explícitas e implícitas de um texto;
● estabelecer relações entre informações verbais e não verbais;
● identificar e reproduzir as características de gêneros textuais orais, explorando a prática de
contação de histórias;
● identificar e reproduzir as características de gêneros textuais escritos, como o conto
popular;
● ler atentamente os enunciados e identificar suas partes para compreendê-los efetivamente;
● elaborar respostas com ideias completas, começando sempre com uma contextualização.
● realizar anotações sobre conceitos aprendidos;
● empregar adequadamente a norma-padrão da língua, assim como as normas de escrita
relacionadas ao espaço ocupado pelo texto (linhas e margens);
● escrever com uma caligrafia legível e com o traçado das letras respeitando o padrão
cursivo;
● planejar, elaborar e revisar seus próprios textos, monitorando o seu ato de escrever;
● refletir sobre os usos de uma língua e reconhecer seu papel social.
A importância dos procedimentos de ESCRITA
Lembre-se de que na escrita de todos os seus textos é muito importante que você tenha
cuidado com a caligrafia, a ortografia, a acentuação, a pontuação e com os espaços (do
parágrafo, da margem e da linha). Esses aspectos serão sempre avaliados em suas produções
de texto. Também é necessário atentar-se para sempre expressar seu pensamento de forma
completa e contextualizar todas as informações que colocar em seu texto.
No caso de suas respostas de exercícios e provas, serão usados os seguintes critérios
de correção. Observe que, ainda que sua resposta esteja completa e organizada, se ela estiver
sem revisão adequada da ortografia, ela será avaliada como Nível B.
Atenção: use as cores acima para sua autocorreção nos momentos de 3
correções coletivas em aula.