Page 35 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 35
- Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da
cultura.
Habilidades específicas da disciplina neste trimestre
- Desenvolver um olhar sociológico sobre a realidade.
- Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
- Estabelecer uma relação com a realidade social mais nuançada e diferenciada do que a
do senso comum.
- Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas
linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos históricos,
geográficos, econômicos, sociais e culturais, ambientais e culturais.
- Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas,
econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo,
racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento, classe social,
diversidade, etc.).
- Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos
políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos de dados e
informações de diversas naturezas (expressões, artísticas, textos filosóficos e
sociológico, documentos históricos, geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições
orais).
Itinerário formativo em linguagens e humanidades
CONTEÚDO CONCEITUAL
- Judith Butler, bell hooks, Djamila Ribeiro.
- Pierre Bourdieu: habitus, dominação masculina, capital cultural.
- Norbert Elias: estabelecidos e outsiders, interdependência, tecido social,
processo civilizador.
- Sociologia Brasileira:
1. Gilberto Freyre - Mito da democracia racial.
2. Florestan Fernandes - A integração do negro na sociedade de classes.
3. Sérgio Buarque de Holanda - Homem cordial.
- Frantz Fanon: colonialismo.
AVALIAÇÃO
P1 = 6 pontos
P2 = 12 pontos
P = Total: 18 pontos
O calendário de provas será definido e divulgado no início do trimestre.
ADOS no total de 12 pontos serão distribuídas da seguinte forma:
ADOS Valor Critérios
Participação 2 pontos • Pontualidade na entrega de
atividades, tarefas.
• Prontidão para o trabalho.
• Esclarecimento de dúvidas.
• Contribuições para os debates.