Page 32 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 32
“Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.”
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
(Eixos Estruturantes)
( E M I FC H S 0 1 ) Investigar e analisar situações-problema envolvendo temas e
processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em
âmbito local, regional, nacional e/ou global, considerando dados e informações
disponíveis em diferentes mídias.
- ( E M I FC H S 0 3 ) Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas
(bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis,
informações sobre temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica,
política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, identificando os
diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de
citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com
o uso de diferentes mídias.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
→ Introdução à Filosofia Clássica e Medieval
A filosofia como modo de vida: Helenismo
As quatro principais escolas do helenismo:
• epicurismo,
• estoicismo,
• cinismo,
• ceticismo.
A busca da verdade: Idade média
• Distinguir as diversas concepções filosóficas da Idade Média;
• Razão e fé;
• Santo Agostinho;
• São Tomás de Aquino;
• A querela dos universais.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
• Ter prontidão e pontualidade para o trabalho e as atividades.
• Trazer regularmente o material (caderno, livro didático, chromebook) necessário para
a aula.
• Expressar-se oralmente com clareza e segurança em aula e nos debates.
• Fundamentar as ideias com argumentos lógicos e coerentes.
• Comprometer-se com a qualidade do trabalho.