Page 31 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 31
- Contextualizar, histórica e socialmente, os conceitos estudados.
- Desenvolver um olhar de distanciamento do senso comum.
- Identificar, analisar e aplicar os conceitos sociológicos.
- Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
Habilidades específicas da disciplina neste trimestre
- Desenvolver um olhar sociológico sobre a realidade.
- Contextualizar historicamente o surgimento da Sociologia, relacionando-a com o
desenvolvimento do pensamento científico ocidental.
- Compreender o papel da Revolução Industrial, da urbanização e da mudança no pensamento
social no nascimento da Sociologia.
- Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
- Estabelecer uma relação com a realidade social mais nuançada e diferenciada do que a do senso
comum.
- Analisar processos sociais que fazem parte da realidade dos alunos: socialização, isolamento
social, relação entre sociedade, instituições sociais e indivíduos.
- Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização.
- Compreender os conceitos de contexto social, hegemonia e cultura e aplicá-los no estudo da
sociedade.
- Compreender o Positivismo enquanto metodologia de estudo e suas consequências para o estudo
dos fenômenos sociais.
- Discutir o darwinismo social, a eugenia e o etnocentrismo dentro de um panorama histórico e
político.
- Desenvolver análise sociológica a partir dos fenômenos sociais.
- Compreender os conceitos da ciência política: poder, política, Estado e governo.
AVALIAÇÃO
A Avaliação é um processo que envolve vários componentes, por isso tudo será avaliado em
sala de aula.
P- Prova
P1= 6 pontos
P2= 12 pontos
- Total: 18 pontos
O calendário de provas será definido e divulgado no início do trimestre.
ADOS no total de 12 pontos serão distribuídas da seguinte forma:
ADOS Valor Critérios
Participação 2 • Pontualidade na entrega de
pontos atividades, tarefas.
• Prontidão para o trabalho.
• Esclarecimento de dúvidas.
• Contribuições para os debates.
• Realização das atividades
(leitura, registro das aulas,
material).